Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura intensifica fiscalização do transporte executivo e alternativo para garantir serviços de qualidade aos usuários

Prefeitura de Manaus deu início à fiscalização dos modais executivo e alternativo do transporte público da cidade. A ação, conduzida pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), ocorreu, nesta sexta-feira, 24/1, na avenida Djalma Batista, com o objetivo de retirar de circulação veículos que não apresentem condições adequadas de trafegabilidade, promovendo um transporte mais seguro e digno à população.

Durante a operação, 17 veículos foram fiscalizados, cinco executivos foram autuados e três foram apreendidos. As apreensões ocorreram devido a irregularidades, como documento do veículo vencido e pneus em condições precárias, com dois deles desgastados até a exposição de arames.

De acordo com o diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores, as operações serão constantes ao longo de 2025. “Nosso objetivo é tirar de circulação todos aqueles ônibus e micro-ônibus que não tenham condições de trafegabilidade. Estamos trabalhando de forma conjunta para garantir a qualidade do transporte público em Manaus”, reforçou o diretor-presidente do IMMU.

Em relação ao modal executivo, foi destacada a importância de uma licitação em andamento, que estabelecerá os critérios necessários para a operação dos veículos. “A licitação está em fase de conclusão e definirá os requisitos para que os executivos possam trafegar com segurança e conforto pela cidade. Somente aqueles que atenderem às exigências poderão operar no sistema”, explicou o Arnaldo.

Flores ressaltou que, além da fiscalização, há planos em estudo para a renovação e qualificação da frota, visando atender a demanda crescente da população manauara e melhorar a experiência dos usuários do transporte coletivo.

A iniciativa foi bem recebida pelos usuários do transporte executivo, que aprovaram a fiscalização como medida preventiva. Para a passageira Aparecida Ferreira, de 52 anos, as ações aumentam a sensação de segurança. “Não importa que demore mais um pouco, mas o importante é que evite acidente ou coisa pior com a gente. Muitas coisas já aconteceram. Agora, com essas fiscalizações, a gente está sabendo o que é feito. É uma prevenção maravilhosa”, afirmou.

Com essas ações, a Prefeitura de Manaus busca modernizar o sistema de transporte público, priorizando a segurança, a qualidade e a eficiência no atendimento à população.

Foto – João Viana/Semcom

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus se reúne com moradores da comunidade Nova Canaã para ouvir demandas e levar informações

victoria Farias

Prefeitura de Manaus divulga lista de selecionados para novas turmas do curso de programação

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus promove curso de qualificação para empreendedores da economia solidária e criativa

victoria Farias