Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura inicia curso com formadores da Semed e coordenadores de Centros de Tecnologia

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), deu início, na tarde desta quinta-feira, 27/2, ao curso formativo para atualização do Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologias para Professores (Efex) Eliana Menezes, localizado na Gerência de Tecnologia (GTE) da rede municipal de ensino, situado no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

O curso será destinado a formadores da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) e coordenadores dos Centros de Tecnologia (CTEs) que atuam em unidades de ensino de Manaus.

“Hoje estamos começando essa formação oficialmente. E todas as pessoas que estarão aqui já estão inscritas no curso em EAD que vai ser demonstrado hoje e a partir daí elas farão o curso para atualização do espaço. A ideia depois, é multiplicar o aprendizado desse público para outros educadores. Então podemos dizer que isso é o primeiro passo para que a cultura Maker, a aprendizagem mão na massa possa estar chegando no chão da escola com os nossos professores e alunos”, explicou o gerente da GTE, Austônio Queiroz.

O espaço Efex é um ambiente de aprendizagem, concebido pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira – Cieb. O lugar servirá para dar apoio às demandas de formação continuada da DDPM e das ações pedagógicas da rede municipal de ensino.

Palestra

A aula inaugural contou com a especialista em linguagem steam, Lilian Bacich. Durante a palestra a convidada falou, entre outros assuntos, sobre a importância da aprendizagem mão na massa, ou seja, a que torna o aluno protagonista do conhecimento, sobre metodologias ativas; a linguagem Steam e a cultura Maker.

“Quando você traz essa possibilidade de integração com que o professor já faz em sala de aula, isso traz um significado para a proposta que estamos trazendo hoje. E outra, essa temática não é algo que os professores aprenderam na sua formação comum. Por isso, a Semed está de parabéns em proporcionar uma atividade para falarmos destas temáticas”, disse a palestrante.

O curso será direcionado para cerca de 280 pessoas. Ele terá uma carga horária de 40 horas, e acontecerá até junho, por meio de aulas em EAD e espaços virtuais. E durante a capacitação, os educadores terão ainda, acesso à formação na área de Inteligência Artificial (IA) e Computação voltada a BNCC.

Uma das participantes do curso é a coordenadora do CTE, Miracele Alencar, que destacou o interesse pelo curso. “Quero fazer esse curso para aprimorar meu conhecimento, para eu poder contribuir numa aprendizagem mais inovadora, mais próxima da realidade dessa geração 4.0, que é a que trabalhamos”, ressaltou a coordenadora.

Foto – Ulisson Santos/Semed

Post Relacionado

Prefeitura avança na limpeza visual com nova operação na rua Doutor Moreira como parte do ‘Mutirão no Bairro’ no Centro

victoria Farias

Prefeitura de Manaus atende 700 pessoas em mutirão de atualização do CadÚnico

Victória Farias

Prefeitura de Manaus trabalha na recuperação da rede de drenagem profunda no bairro Coroado

victoria Farias