A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) realiza até o próximo sábado, 1º/4, uma pesquisa de fluxo de veículos na rotatória do Produtor. O objetivo é obter dados estatísticos para subsidiar melhorias para o trânsito naquela região que liga as zonas Norte e Leste, e demais áreas da cidade.
Servidores do instituto estão em pontos estratégicos da via e registram a passagem de todos os veículos que trafegam no local nos horários de pico, durante seis dias consecutivos.
O diretor de Engenharia do IMMU, Uarodi Guedes, explicou que a pesquisa vai subsidiar as decisões do órgão. “Trata-se de uma pesquisa de tráfego para contagem de volume de aproximação e chegada na rotatória do Produtor. O objetivo é atualizar dados da pesquisa anterior e verificar se o cenário mudou. Constatar, por exemplo, se o crescimento da cidade teve influência no volume de tráfego na rotatória. Outro objetivo é atualizar nosso banco de pesquisa que fizemos durante o ano inteiro”, explicou Guedes.
A realização de pesquisas baseia as decisões do órgão municipal de trânsito, sejam elas de contagem de veículos ou de opinião da população.
Em meados de fevereiro deste ano, o IMMU alterou para sentido único de circulação um trecho da rua Barreirinha, atrás do shopping Grande Circular, no bairro São José, zona Leste da cidade.
Antes da alteração, o instituto realizou uma pesquisa de opinião em que cerca de 73% dos entrevistados foram favoráveis à mudança de circulação de sentido duplo para sentido único da via.