Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura encerra agenda do ‘Setembro Amarelo’ com treinamento para profissionais da atenção básica

Encerrando a agenda do “Setembro Amarelo”, mês de prevenção do suicídio e valorização da vida, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu um treinamento voltado para profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) para manejo de usuários com comportamento suicida. A atividade ocorreu na manhã desta quarta-feira, 27/9, no auditório Naide Lins do Centro Universitário Fametro, no bairro Chapada, zona Centro-Sul.

Participaram da programação em torno de 200 profissionais de saúde, incluindo servidores da Semsa Manaus, dentre cirurgiões-dentistas, agentes comunitários de saúde, médicos, psicólogos, enfermeiros, e profissionais do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Manaus.

A chefe da Divisão da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) da Semsa, psicóloga Jeane Leite, salienta a importância do preparo do profissional da rede básica, que não necessariamente atua no âmbito da saúde mental, para a atenção e o acolhimento de usuários que exibem sinais de comportamento suicida.

“O objetivo é capacitar o profissional sobre como, por exemplo, abordar um usuário, que vai fazer um exame ou outro atendimento na rede básica e verbaliza um pensamento relacionado a suicídio. É um momento importante de capacitação da nossa rede”, pontua.

Na atividade, a psicóloga Monique Pinheiro, uma das facilitadoras da formação, compartilhou informações sobre o suicídio entre os profissionais da APS, assinalando que o diálogo sobre o tema é uma das estratégias para prevenção e redução de casos, que vêm crescendo no Brasil e no mundo.

“Queremos discutir esses dados e dar estratégias, principalmente aos profissionais da ponta, sobre como fazer o primeiro acolhimento de pacientes que sofrem de forma tão intensa. Só assim podemos ter um movimento significativo e ajudar a reduzir esse sofrimento”, aponta.

Monique lembra que, como qualquer pessoa, os profissionais de saúde podem vivenciar situações de sofrimento emocional, daí a importância de saber lidar com esses momentos.

“É muito difícil passar pela vida sem ter uma decepção, uma tristeza, perdas que podem ser drásticas. O que a gente precisa é quando, não ‘se’, passar por uma situação dessa, ter noção do que pode fazer e para quem pedir ajuda”, afirma.

Uma das participantes do treinamento, a cirurgiã-dentista Fernanda Andrade avalia que o “Setembro Amarelo” contribui para que o cuidado com a saúde seja considerado de forma integral, com atenção tanto ao aspecto físico quanto ao mental, tanto ao usuário quanto ao profissional de saúde.

“A Semsa realiza a campanha não só voltada para o paciente, mas também para o profissional, para quem o cuidado com a saúde mental é importante no dia a dia”, enfatiza Monique.

Formação

Além das ações desenvolvidas durante o mês de setembro, a Semsa Manaus promove diversas iniciativas com enfoque na saúde mental, em especial na educação em saúde.

Jeane Leite informa que, já no final de 2022, a secretaria iniciou um treinamento para servidores dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da administração municipal, que incluiu também vagas para servidores do Caps Doutor Silvério Tundis, da gestão estadual. A atividade se encerrou com uma supervisão clínica, que durou até agosto último.

Além disso, a secretaria está realizando uma capacitação em saúde mental para médicos clínicos da atenção primária, atualmente em sua terceira turma. “Estamos treinando esses clínicos para o manejo de casos leves a moderados dentro das questões de saúde mental”.

Outra capacitação em curso é voltada para psicólogos, que iniciou há dois meses. “Todos os psicólogos da Semsa estão inscritos para esse treinamento, com foco na abordagem ao paciente com comportamento suicida e autolesivo”, informa Jeane.

Fotos – Artur Barbosa / Semsa

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus realiza ação educativa no Terminal 5, no São José

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus inicia campanha para arrecadar doações às vítimas do deslizamento do bairro Jorge Teixeira

victoria Farias

Novos membros do grupo de articulação dos conselhos escolares tomam posse para o biênio 2023-2025

victoria Farias