Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura e Senai realizam oficina de salgados com mulheres atendidas por instituição social da zona Sul 

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) realizaram, nesta quinta-feira, 21/9, a conclusão do curso de produção de salgados diversos, promovido pelo Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM) a mulheres atendidas pela Associação de Donas de Casa do Morro da Liberdade, Organização da Sociedade Civil (OSC) que oferece atendimento socioassistencial e atividades de capacitação a famílias da zona Sul. 

Iniciada na sexta-feira, 15/9, na escola Senai Antônio Simões, também na zona Sul, a capacitação trabalhou uma turma composta por 20 mulheres, ensinando as técnicas necessárias para a produção de salgados assados e fritos de diversos sabores, com o objetivo de desenvolver a autonomia financeira e autoestima das participantes. 

“A Semasc, por meio do CRDM, realiza diversos tipos de atendimento a mulheres vítimas de violência, então as parcerias com as organizações da sociedade civil são de suma importância, para que possamos chegar mais perto dessas comunidades. Nosso público também está lá, é atendido por essas instituições. É nosso dever realizar a promoção de cursos de capacitação, a fim de que essas mulheres possam ter acesso a um empoderamento, uma autoestima mais trabalhada e uma iindependência financeira que muitas almejam”, explicou a diretora do Departamento de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, Marley Fonseca. 

Lilia Gama, pedagoga da escola Senai de Ações Móveis e Comunitárias, destacou, ainda, a importância da parceria para a instituição e para o mercado de trabalho do município. 

“É com muito orgulho que somos responsáveis por toda essa parte de capacitação de mão de obra para o nosso mercado. A perspectiva do Senai é de que todas essas mulheres possam ser inseridas no mercado de trabalho, que tenham uma fonte de renda própria e, é claro, possam enfrentar os desafios de sua realidade. Nossa relação com a prefeitura vem de muito tempo, é uma parceria que cresce cada vez mais e que nos orgulhamos muito de fazer parte”, afirmou. 

A dona de casa Olívia Chagas, 55, atendida pela Associação de Donas de Casa do Morro da Liberdade, agradeceu pela iniciativa e reafirmou a importância dos cursos realizados para ela e suas colegas de bairro. 

“Todas estamos admiradas e maravilhadas com o que aprendemos aqui durante a última semana, pois é uma oportunidade que pode abrir muitas outras portas e expandir os nossos horizontes. Aqui temos pessoas que já trabalham nesse ramo da culinária há muito tempo, profissionais respeitados, e justamente pela oportunidade de sermos aprendizes de pessoas assim é que agradecemos à Prefeitura de Manaus”, afirmou. 

Fotos – Diego Lima / Semasc

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus intensifica serviços de recuperação asfáltica na comunidade Fazendinha

Victória Farias

Prefeitura reforça iluminação pública na Ponta Negra com instalação de postes com LED no canteiro central

victoria Farias

Prefeitura de Manaus realiza capacitação para os formadores da DDPM da Semed envolvidos na campanha Alfabetiza Manaus

victoria Farias