Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura e representantes de concessionárias alinham ações para reduzir transtornos à população durante obras de serviços essenciais

Representantes de diversos órgãos da Prefeitura de Manaus e das concessionárias de serviços básicos essenciais estiveram reunidos, na manhã desta quarta-feira, 20/9, para alinhar procedimentos visando a redução dos impactos das obras de melhoria e expansão, como forma de minimizar os transtornos para a população, sobretudo nas principais ruas e avenidas da cidade.

A reunião foi uma iniciativa da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) como parte das ações de coordenação do Grupo de Trabalho de Monitoramento e Supervisão de Obras em Vias e Demais Logradouros Públicos – GTMOP.

“Manaus está passando por um volume expressivo de obras de expansão dos diversos serviços e é justamente nessa época de verão que as intervenções avançam. São serviços que vão garantir a melhoria na qualidade de vida das pessoas como o esgotamento sanitário e a extensão da rede de gás natural. Tudo isso vai contribuir com o aumento do nosso Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), atraindo consequentemente mais investimentos e para que essas ações não interfiram em grandes proporções no cotidiano da população, estamos aqui alinhando cronogramas e compartilhando informações”, explicou o diretor-presidente da Ageman e coordenador do GTMOP, Elson Andrade Ferreira.

O vice-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Edson Leda, reforçou às concessionárias a necessidade de sinalização das obras nas vias, para que os motoristas tenham mais condições de compreender que as intervenções estão sendo ocasionadas devido a necessidade dos serviços. “Quando a via está sinalizada fica mais fácil para o motorista entender o que está acontecendo”, disse ele ao sugerir que as reuniões sobre os cronogramas das obras sejam realizadas semanalmente, como forma de otimizar o planejamento das equipes do órgão de trânsito.

No esgotamento sanitário, a empresa Águas de Manaus vai implantar 450 quilômetros de rede de esgoto como parte do Plano Diretor de Esgoto, o qual já está sendo implementado. Atualmente, a concessionária está com frentes de trabalho nos bairros Adrianópolis, Nossa Senhora das Graças, na zona Centro-Sul; Ponta Negra, na zona Oeste; e Cidade Nova, na zona Norte.

“Nessas áreas iremos concluir esse trabalho até o final de dezembro, por isso é importante estreitarmos a relação porque juntos conseguimos reduzir os impactos e causar o mínimo de transtorno. Vamos reforçar a sinalização das obras e ampliar a nossa comunicação com todos os órgãos envolvidos”, assegurou o gerente de serviços da Águas de Manaus, Felipe Poli.

Na ampliação do serviço de fornecimento de gás natural, visando garantir o abastecimento das usinas Termoelétricas que integram o sistema de distribuição e abastecimento de energia elétrica da capital, além de atender a demanda residencial, a Companhia de Gás (Cigás) já está executando as obras referentes ao plano de expansão para 2027, o qual prevê a implantação de 427 quilômetros de rede de gás.

“Sempre que vamos realizar nossos serviços temos a preocupação de comunicar todos os órgãos envolvidos, mas agora vamos ampliar essa comunicação já incluindo a concessionária de água e nos colocamos à disposição para trabalharmos juntos, compatibilizando inclusive nosso cronograma de obras”, afirmou o gerente de Divisão Técnica e Comercial da Cigás, engenheiro Luiz Carlos Nogueira da Silva.

Durante a reunião, os participantes sugeriram que a empresa Amazonas Energia também apresente o cronograma de obras de expansão de sua rede, a fim de contribuir com o melhor ordenamento das intervenções, de forma que os serviços da companhia não inviabilizem a atuação das demais concessionárias. “Muitas vezes, um poste é instalado numa via de forma equivocada, podendo inclusive causar um acidente de trânsito ou mesmo impedir ou dificultar o acesso do pedestre”, observou Leda.

Ao final, todos os participantes afirmaram que suas instituições e empresas estão comprometidas em trabalhar na esteira da cooperação para que todas as ações sejam realizadas visando causar o mínimo de transtornos aos usuários e assegurar o atendimento das demandas e o crescimento e desenvolvimento da cidade.

Além de representantes do IMMU e Ageman, estiveram presentes também os representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), de Infraestrutura (Seminf), de Finanças (Semef), Limpeza Pública (Semulsp) e Planejamento Urbano (Implurb).

Dentre as concessionárias, participaram representantes da Manausluz, Águas de Manaus, Amazonas Energia e Cigás.

Fotos – Divulgação / Ageman

Post Relacionado

Artesãos da prefeitura ultrapassam recorde e atingem mais de R$ 1 milhão em faturamento nas feiras

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus prepara novos guardas municipais para uso de arma de fogo

victoria Farias

Prefeitura de Manaus participa de programação sobre lideranças femininas no turismo na feira da ‘Abav Expo & Collab 2022’, em Pernambuco

Victória Farias