Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura e Iphan-AM retomam agenda 2023 de cooperação técnica para projetos no centro histórico

Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Amazonas retomaram a agenda 2023 do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre as instituições no ano passado, tendo como objeto a gestão compartilhada do conjunto tombado do centro histórico de Manaus, visando sua preservação, promoção e valorização como Patrimônio Cultural Brasileiro.

A primeira reunião do ano ocorreu nesta sexta-feira, 3/2. Os trabalhos visam a implementação de atividades conjuntas, apoio mútuo, políticas convergentes e de interesse comum ao desenvolvimento do território central de Manaus. A execução global do objeto do acordo é de 24 meses.

Conforme o superintendente do Iphan-AM, Mauro Augusto Menezes, os trabalhos estão sendo retomados na agenda conjunta, fortalecendo o desejo comum de promover a revitalização do centro histórico e o acesso da população ao patrimônio cultural do território. “E na nossa pauta está o trabalho e o feedback das análises feitas dos projetos apresentados pelo Implurb, endossando a nossa disposição para dar agilidade à análise”, comentou.

Para o diretor de Planejamento do Implurb, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro, a agenda tem desde os projetos e processos desenvolvidos, sua aprovação, até o compartilhamento de informações.

“Os projetos que estão em aprovação vão trazer o que todos desejam para a região, que é vida para o Centro. E o Iphan é muito parceiro neste processo. Temos timing em relação à aprovação e execução destas obras. Além disso, vamos atuar em parceria para mapear unidades históricas e deixar as informações em consulta pública, facilitando o acesso de quem desejar investir em seus imóveis de interesse no centro histórico”, disse o diretor.

Para o cidadão que precisa licenciar obras, reformas ou fazer negócios com imóveis na área central de interferência do tombamento, a ideia é melhorar também a tramitação de processos. Como melhorar mecanismos de licenciamento será objeto de debate entre os técnicos das instituições, com um desenho posterior, plano de trabalho e atividades para propor as rotinas de análise, autorização e fiscalização junto a intervenções permanentes ou temporárias.

Os técnicos estão dialogando e trocando experiências. A expertise do Iphan será repassada ao Implurb e vice-versa. O Implurb e Iphan desenvolvem ações em conjunto desde o início da gestão do prefeito David Almeida. A área de tombamento do centro histórico de Manaus é protegida nacionalmente desde 2012.

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus leva serviços do ‘Sine nos Bairros’ para zona Leste neste sábado

blitzamazonico

Prefeitura recria Procon Manaus para fortalecer direitos dos consumidores da capital

Patrick da Silva FARIAS

Casa de Praia Zezinho Corrêa sedia 27º aniversário do Mercenaries Moto Clube

blitzamazonico