Blitz Amazônico
Cidadania

Prefeitura de Manaus sensibiliza permissionários de feiras para combate ao desperdício de alimentos

Com o intuito de combater a fome e reduzir de forma sustentável o desperdício de produtos regionais, como frutas, legumes e verduras, a Prefeitura de Manaus contribui com o Programa Estadual de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos (Pcodepa), do Governo do Amazonas, realizando sensibilização junto aos permissionários, em relação à doação dos produtos que são recolhidos nas feiras e mercados municipais.

Nesta quarta-feira, 15/2, o titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Wanderson Costa, acompanhou o titular da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Petrúcio Magalhães Júnior, a uma visita de cortesia aos permissionários da feira da Manaus Moderna, no Centro, onde puderam explicar um pouco mais de como funciona o programa de combate ao desperdício de alimentos, e instruí-los em como participar doando os produtos que não serão comercializados.

De acordo com Wanderson Costa, titular da Semacc, a prefeitura já trabalha na orientação, sensibilização e instrução aos permissionários que queiram participar de forma voluntária doando os alimentos como frutas, legumes e verduras que não foram comercializados, mas estão em condições saudáveis de consumo. 

“Na gestão do prefeito David Almeida estamos revalidando essa  parceria para que possamos dar mais apoio a esse importante projeto que traz benefícios para a população mais carente da nossa cidade e estado. Aqui na feira da Manaus Moderna, importante polo de distribuição para os municípios do Amazonas, capital e grandes redes de supermercados, de  800 permissionários, cerca de 40 aderiram de forma muito positiva ao programa. Esse é o nosso intuito, sensibilizar e mostrar que o desperdício pode ser evitado e ainda matar a fome de centenas de famílias”, explicou Costa.

Para o titular da Sepror, Petrucio Júnior, o Programa de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos nas feiras de Manaus, tem crescido e ajudado inúmeras famílias em todo o estado do Amazonas.  

“Começamos pequeno, e hoje, graças a Deus, somente em 2022, atendemos 838 instituições e, mais de 300 mil famílias. A contribuição da prefeitura por meio da Semacc, tem uma importante participação, graças a muitos permissionários das feiras e mercados municipais, já atingimos mais de 500 toneladas de alimentos doados”, afirmou.

Processo

Após os produtos serem recolhidos, eles passam por triagem, são levados para pesagem e depois os alimentos são destinados para as instituições. Além da Semacc, o programa conta com o apoio do Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc/AM).

Fotos – Gildo / Semacc

Post Relacionado

Inscrições para concurso do IBGE ocorrem até sexta-feira (21) no Sine Manaus

Jessika Caldas

Prefeitura faz balanço positivo das ações realizadas nos cemitérios de Manaus

blitzamazonico

LBV intensifica seu programa gratuito que ajuda mulheres no rompimento dos ciclos de violência

blitzamazonico