Em continuidade ao esforço para ampliar o acesso à vacina antirrábica, a Prefeitura de Manaus retoma, nesta sexta-feira e sábado, 13 e 14/12, a oferta do imunizante em 10 pontos fixos da rede de supermercados Nova Era na capital. A partir das 8h, equipes de vacinadores estarão aguardando os tutores para vacinar cães e gatos para protegê-los do vírus da raiva. As estações de vacinação encerram os trabalhos às 12h.
O gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Rodrigo Araújo, explica que a retomada da oferta do imunobiológico nos supermercados foi um pedido da população, que aprovou as primeiras ações.
“Ficamos muito felizes porque houve uma mobilização muito grande. Os tutores ficaram sabendo pelas redes sociais da Semsa e atuaram como agentes multiplicadores de informação, comunicando parentes e amigos sobre os pontos de imunização nos supermercados Nova Era”, disse.
Para ser vacinado, o animal precisa estar em boas condições de saúde e ter acima de três meses de idade.
Plaquinhas do orgulho
Para incentivar a vacina antirrábica em caninos e felinos, a Semsa produziu plaquinhas do “orgulho” a partir de memes divertidos que reforçam a importância da vacina. A intenção é que os tutores registrem o momento e estimulem a adesão à campanha antirrábica.
A proteção vacinal contra a raiva é anual, obrigatória e é a forma de prevenção mais efetiva frente a uma doença infecciosa que não tem cura. Ao imunizar os animais, a prefeitura consegue reduzir as possibilidades de estes transmitirem a infecção para os humanos.
A instalação de estações nos supermercados é uma iniciativa complementar da campanha, que engloba a atuação de vacinadores que realizam a vacinação nos domicílios, à oferta do imunizante no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na Compensa, e no Centro de Convivência Prefeito José Fernandes, no bairro São José, na zona Leste de Manaus.
Na sede do CCZ, a oferta do imunizante acontece de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h e aos sábados das 8h às 12h. Já no Centro de Convivência Prefeito José Fernandes, os tutores podem vacinar seus animais de segunda-feira a sábado, das 8h às 12h.
Foto – Divulgação/Semsa