Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus renova parceria com TJ-AM para oferecer ‘Justiça Restaurativa’ às escolas da rede municipal

Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura de Manaus , por meio da Secretaria Municipal de Educação ( Semed ), em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM), renovaram a cooperação para o projeto “Justiça Restaurativa”. O novo termo foi assinado, nesta segunda-feira, 24/3, na sede do TJ-AM, localizada na avenida André Araújo, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul da cidade.

O objetivo do projeto é capacitar os servidores para a prática da Justiça Restaurativa nas escolas, a partir do planejamento e organização dos círculos de construção de paz.

Para o secretário municipal de Educação, Luiz Gonzaga Campos de Souza, esta parceria é essencial para a educação municipal, pois aborda um ponto sensível para o Executivo, que é a questão da violência. “Trabalhar esse tema nas escolas com o apoio do Tribunal de Justiça é de grande importância. Acabamos de formalizar o terceiro termo aditivo e esperamos que o trabalho aconteça de forma tranquila. Com essa parceria, queremos cada vez mais trazer resultados concretos para a sociedade manauara e amazonense”, afirmou.

O coordenador da Central de Justiça Restaurativa do TJ-AM, o juiz Luís Cláudio Chaves, destaca que, durante esse tempo de trabalho conjunto, já recebeu depoimentos de unidades de ensino que foram beneficiadas pelo projeto, o que demonstram a eficiência e a importância dessa ação para a sociedade.

“Uma diretora de escola exerce as consequências do trabalho. Após a formação da equipe da escola, a professora relatou que, depois de um certo período, começou a implementar uma ‘Justiça Restaurativa’ na escola, e os problemas de violência e brigas entre alunos, tanto dentro quanto fora da escola, não só reduziram, mas foram completamente resolvidos”, enfatizou o juiz.

Expansão 

Até 2024, cerca de cem profissionais da educação foram capacitados para multiplicar o conteúdo aprendido. Para este ano, o plano é atuar diretamente nas escolas, escolhendo uma unidade de ensino pela Divisão Distrital Zonal (DDZ) para realizar a capacitação.

“A ‘Justiça Restaurativa’ foi implantada na capital por meio da Semed , e temos resultados extraordinários, como a diminuição de conflitos de violência e ambientes mais saudáveis nas relações entre toda a equipe disposição, professores e alunos”, descobriu o responsável pelo Núcleo de Parcerias Institucionais ( Nupi ) da Semed , Ricardo Simões.

Foto – Divulgação/TJ-AM

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus realiza 8ª edição do ‘Oca vai à escola’ em unidade da zona Oeste

Victória Farias

Prefeitura finaliza alargamento de igarapé e recupera 50 metros de drenagem em trecho erodido na Torquato Tapajós

victoria Farias

Furtos de fios causam prejuízos e riscos ao trânsito de Manaus

Victória Farias