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Prefeitura de Manaus registra alta de 38% na emissão de certidões de endereço até agosto

De janeiro a agosto de 2023, a Prefeitura de Manaus acumulou 2.012 certidões de endereço emitidas pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), uma alta de 38%, comparando com o mesmo período do ano passado, quando foram expedidos 1.463 documentos.

O mês de agosto, com 245 certidões, teve incremento de 11,3% na comparação com o mesmo período de 2022, que teve 220 emissões. Em toda a gestão do prefeito David Almeida, a Gerência de Mobilidade Urbana (GMU) fez a emissão de 5.658 documentos, de janeiro de 2021 a agosto de 2023.

A primeira via do documento é expedida totalmente gratuita ao requerente. A certidão é usada para quem precisa comprovar o endereço oficial, seja de pessoas físicas ou jurídicas. O documento oficializa o endereço do imóvel no espaço geográfico do município de Manaus, fazendo a atualização do endereçamento conforme a lei vigente.

Quem precisa da comprovação deve consultar no site implurb.manaus.am.gov.br, na seção “Lista de Documentos”, o que precisa apresentar para fazer o pedido.

Com o requerimento padrão preenchido e com os documentos exigidos, todos digitalizados, o solicitante deve enviar o pedido para o atendimento para o endereço respostaimplurb@outook.com.

Importante que os documentos devem ser enviados em formato PDF e o processo é todo on-line, inclusive para acesso à certidão digital.

“Caso o requerente tenha dúvidas quanto a dar entrada no processo para emitir a certidão, pode entrar em contato direto com a Gerência de Mobilidade Urbana (GMU) pelo gmu.implurb@manaus.am.gov.br ou ligar para o (92) 3625-6582, das 8h às 14h, nos dias de segunda, quarta e sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos”, afirmou a gerente do GMU, arquiteta Carolina Azevedo.

Documentação

Para solicitar o documento, é preciso apresentar requerimento padrão específico da Certidão de Endereço; documentos que identifiquem a matrícula do IPTU; contrato de compra e venda ou outro documento que comprove a posse do imóvel; comprovante de residência; croqui de localização (pode ser feito à mão ou pode ser uma imagem do Google Maps, com a indicação do lote); contrato de locação, quando for imóvel alugado; contrato social, quando se tratar de empresa. Os documentos devem ser apresentados originais digitalizados.

Fotos – Antônio Pereira/ Semcom

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