Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus registra alta de 24,7% em viabilidades para empresas em 2025

Com mais de 24,3 mil análises feitas de janeiro até o dia 29 de dezembro, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), teve alta de 24,7% no volume de viabilidades para empresas em 2025, com uma média de 67 por dia. Em 2024, foram 19.523 no mesmo período.

A viabilidade no Sistema de Licenciamento Integrado Municipal (Slim) é a etapa inicial e obrigatória para quem deseja abrir uma empresa em Manaus. Nessa fase, o sistema verifica se a atividade econômica pretendida pode ser exercida no endereço escolhido, conforme o zoneamento urbano e a legislação municipal vigente, no caso, o Plano Diretor.

O Slim integra dados de diferentes órgãos, como prefeitura, Junta Comercial, Receita Federal e demais entidades licenciadoras, garantindo a conformidade legal do negócio antes do registro formal. O processo assegura mais agilidade, segurança jurídica e organização na formalização de novas empresas na capital.

E tudo inicia na consulta de viabilidade, no caso, se o negócio é viável para ser instalado e funcionar em determinada zona, bairro e área da cidade. Todos esses dados, incluindo o regramento do uso do solo, são parametrizados e automatizados conforme o Plano Diretor, fazendo o Slim ser uma ferramenta online e praticamente instantânea.

Hoje, conforme a coordenação do sistema no Implurb, apenas 20% das análises precisam de alguma interferência manual, dos técnicos do setor. E mesmo assim, levam apenas algumas horas para a conferência.

“São casos de viabilidade para a zona rural, por exemplo, de locais como loteamento residencial, com ausência de IPTU na base de dados, e se precisar apresentar certidões de outros órgãos, como Vigilância Sanitária e Meio Ambiente, para que possamos conferir a veracidade da documentação”, explicou a coordenadora do Slim no instituto, Carolina Fogaça.

Análises

O próprio sistema faz o deferimento ou o indeferimento, informando o motivo. “Já nas análises manuais, os analistas fazem o trabalho para verificar documentação e o processo segue. É o caso também daqueles pontões no meio do rio e lanches móveis, ou quando o IPTU não está na base do ArcGis. E, nesses casos, damos um prazo de até 24 horas, mas em geral o tempo é menor”, comentou.

Estando tudo certo na viabilidade, seguido do registro, que é feito pela Junta Comercial do Amazonas (Jucea), o contribuinte recebe seu alvará de funcionamento. Tudo em questão de horas.

A coordenação do Slim funciona junto à Gerência de Informação Técnica (GIT) e atende, presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h (exceto pontos facultativos e feriados). Dúvidas podem ser tiradas pelo número 98842-7222 (somente WhatsApp), nos mesmos dias e horários.

Texto – Claudia do Valle / Implurb 

Foto – Divulgação

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus recupera avenida estratégica que liga três zonas da capital

victoria Farias

Prefeitura de Manaus finaliza reunião de alinhamento da comunicação institucional

Victória Farias

Prefeitura elabora projeto de revitalização da ‘praça da Saudade’

Victória Farias