A Prefeitura de Manaus alcançou a segunda maior marca de atendimento no sistema de licenciamento urbano da capital, no mês de agosto, somando 5.380 serviços prestados. O mês de março, que teve 5.645, é a melhor marca do ano de 2023. Comparando com 2022, a alta no mês de agosto é de 21,6%: 5.380 de 2023 contra 4.422 de 2022.
Com 34% de incremento no acumulado, de janeiro a agosto deste ano, são 37.976 realizados. No ano passado, no mesmo período, foram 33.630.
Em agosto, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) recebeu 2.579 e-mails, 716 processos formalizados e 1.166 telefonemas recebidos na Gerência de Atendimento (Geat), de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos.
“Para alcançarmos índices ainda melhores na gestão David Almeida, estamos em constante melhoria e busca por dar celeridade no licenciamento. Queremos uma metrópole global e, entre as capitais brasileiras, uma das melhores para se fazer negócios”, afirmou o diretor-presidente da autarquia, engenheiro Carlos Valente.
A autarquia trabalha com processos para otimização dos serviços e, em breve, muitos estarão disponíveis na plataforma on-line, sendo emitidos pelos próprios requerentes, usando sistemas autônomos, com banco de dados e inteligência artificial, além de um software de licenciamento urbanístico.
Todos os processos de solicitação de Certidões de Informação Técnica (CIT), alvarás de construção, certidões de Habite-se, desmembramentos, dentre outros serviços do órgão, são atendidos com formalização por meio eletrônico pelo e-mail. As demandas devem ser enviadas para o respostaimplurb@outlook.com.
Requerente
Nesse atendimento, estão processos, orientações, despachos, envio de documentação, entre outros procedimentos para o requerente ter acesso aos serviços da autarquia.
O requerente deve enviar por e-mail o requerimento padrão, que é encontrado no site do Implurb (implurb.manaus.am.gov.br), com os documentos necessários em formato PDF. No site, existe um tutorial de como enviar a documentação.
No site do Implurb, o requerente deve acessar a aba “Fale Conosco”, onde vai encontrar os números atualizados e em operação, no horário comercial, de segunda a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos.
A Gerência de Atendimento (Geat) tem como canais para agendamento prévio o telefone (92) 3625-2947, das 8h às 14h. Dois outros números funcionam apenas para WhatsApp: (92) 98842-1031 e (92) 98420-6589, exceto feriados e pontos facultativos. O atendimento presencial segue das 8h às 14h, sem intervalo.
Fotos – João Viana/ Semcom