Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus reforça parceria com MP-AM durante Semana da Justiça Restaurativa 2025

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participou, nesta quarta-feira, 19/11, do “Ciclo de Palestras da Semana da Justiça Restaurativa 2025”, realizado no auditório do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), na avenida Coronel Teixeira, zona Oeste da capital. O evento teve como tema “Justiça Restaurativa – Valorização da Dignidade Humana”.

Realizada entre os dias 17 e 19/11 e promovida internacionalmente na terceira semana do mês, a Semana da Justiça Restaurativa busca incentivar a adoção de práticas restaurativas como alternativa de prevenção e solução de conflitos.

A participação da Semed se dá no âmbito da parceria com o MP-AM no projeto “Escola em Paz”, voltado à promoção da cultura de paz no ambiente escolar. Para o subsecretário de Gestão Educacional, Arone Bentes, a colaboração é fundamental para o fortalecimento da rede municipal de ensino, que atende quase 250 mil estudantes.

“A visão da gestão muda porque a comunidade acadêmica percebe que estamos juntos em prol de uma educação que forme o estudante para ser um cidadão participativo. Quando a escola entende que todos estão empenhados, há maior correspondência por parte dos alunos”, destacou Arone.

A subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Anabel Vitória Mendonça, afirmou que a parceria com a Semed tem sido produtiva e reforça o caráter resolutivo do Ministério Público. Segundo ela, o projeto Escola em Paz tem apresentado avanços significativos, especialmente em um contexto nacional de forte polarização social.

“O projeto Escola em Paz tem avançado muito e fortalecido a cultura da paz em um momento de grande polarização. Hoje buscamos soluções mais céleres e acessíveis para os conflitos, e por isso é fundamental capacitar a sociedade e os operadores do Direito para caminhos mais efetivos de resolução”, explicou Anabel.

A gestora da escola municipal Amine Daou Lindoso, Daniela Ribeiro, destacou que a unidade aplica práticas de gestão restaurativa com foco no diálogo, na prevenção de conflitos e na construção de relações saudáveis.

“Na nossa escola, utilizo o diálogo e o respeito para alinhar expectativas e organizar o trabalho. Isso melhora a comunicação e permite que pequenas tensões sejam solucionadas antes de se tornarem grandes crises. O objetivo é criar uma cultura que valorize a convivência, o cuidado, a confiança e o respeito, promovendo um ambiente mais saudável e produtivo”, afirmou.

Importância da Justiça Restaurativa

A procuradora-geral de Justiça do MP-AM, Leda Mara Nascimento Albuquerque, ressaltou que o Brasil possui altos índices de judicialização, o que impacta diretamente a sociedade e o modo como os conflitos são resolvidos. Para ela, eventos como o ciclo de palestras são essenciais para fortalecer o diálogo institucional e aprimorar as relações entre o Judiciário, o Ministério Público e a população.

“Nós, enquanto operadores do Direito, precisamos pensar nas soluções. O que estamos fazendo aqui é justamente buscar capacitação e aprimoramento dessas novas relações entre o Judiciário, o Ministério Público e a sociedade”, concluiu Leda Mara.

Texto – Alexandre Abreu/Semed

Foto – Eliton Santos/Semed

Post Relacionado

Prefeitura leva ações de educação sobre trânsito a empresas e órgãos públicos de Manaus

victoria Farias

Prefeitura de Manaus convoca mais 12 profissionais aprovados no concurso da Semsa

victoria Farias

Concultura tem recurso deferido e está apto no edital dos Arranjos Regionais, do Ministério da Cultura
Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), órgão da administração direta, responsável pela política de fomento, execução e difusão cultural na capital amazonense, informa que o recurso apresentado ao Ministério da Cultura (MinC) foi deferido com êxito, garantindo a habilitação da instituição no Edital de Chamamento Público nº 4/2025 – Arranjos Regionais.

blitzamazonico