Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza reunião de alinhamento com instituições de ensino superior para a oferta de bolsas de estudos para graduação

Prefeitura de Manaus lança, na segunda quinzena do mês de setembro, o edital do Programa Bolsa Universidade (PBU) 2026, para a concessão de bolsas de estudos para graduação, com descontos que variam entre 50%, 75% e 100% (integrais), nas modalidades “com isenção de tributos” e “sem isenção de tributos” (de forma voluntária), em Instituições de Ensino Superior (IES) sediadas na capital amazonense. O programa contempla pessoas residentes em Manaus, com renda familiar per capita não superior a um salário mínimo e meio.

O primeiro passo foi a realização, na manhã desta quarta-feira, 13/8, pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), de reunião de alinhamento com representantes das IES, dos procedimentos de credenciamento e apresentação do cronograma do programa.

Representando a Semad, o subsecretário de Gestão de Processos, Alessandro Ribeiro, destacou a parceria entre a prefeitura e as instituições. “Em nome do prefeito David Almeida,  agradecemos a vocês pela parceria nesse programa bem-sucedido para o qual buscamos sempre aumentar a oferta de bolsas, para que possamos beneficiar um número cada vez maior de pessoas”, afirmou o gestor.

De acordo com o Edital de Chamamento Público n.º 05/2025 – Espi/Semad, lançado no dia 11 de agosto, as instituições deverão formalizar a  adesão e oferta de bolsas para cursos e turnos do Programa Bolsa Universidade (PBU), por meio de credenciamento junto à Espi, no período de 18 a 22/8, das 8h às 14h, na sede da escola, na avenida Compensa, nº 770, Vila da Prata, zona Oeste da cidade.

“Tenho o maior prazer em dar início a mais esse processo do Bolsa Universidade, o maior dos três programas de inclusão socioeducacional da prefeitura. Com certeza teremos muito trabalho pela frente, mas todo o esforço será no sentido de oferecermos o melhor ao nosso público final, que são os candidatos a uma bolsa de estudos que vai possibilitar a conquista de uma graduação”, disse o diretor-geral da Espi, Aurilex Moreira.

O programa de inclusão socioeducacional da prefeitura abrange, ainda, o Bolsa Pós-Graduação, que disponibiliza bolsas para cursos de especialização lato sensu, na modalidade de ensino presencial, e o Bolsa Idiomas, que possibilita o acesso ao estudo de uma língua estrangeira em escolas particulares, todos com descontos.

Texto – Sandra Monteiro / Semad-Espi

Foto  – Divulgação / Semad-Espi

Post Relacionado

Subsídios de cargos comissionados da Prefeitura de Manaus serão reajustados em 15% a partir de janeiro de 2023

victoria Farias

Poder público discute implementação do monitoramento climático de Manaus para antecipar ações da prefeitura

Victória Farias

Prefeitura de Manaus promove workshop ‘O Guia Definitivo do Canva: Crie Design Profissional sem ser Designer’

blitzamazonico