Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza pesquisa de satisfação nas feiras reformadas

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), iniciou, na manhã desta sexta-feira, 14/4, o projeto de pesquisa de satisfação nas feiras e mercados municipais revitalizados pela atual administração.

A ação, desenvolvida pela equipe da Ouvidoria da Semacc, tem o intuito de registrar o índice de satisfação e todas as melhorias que a população necessita dentro dos espaços públicos reformados. A pesquisa teve início na feira do Parque 10 de Novembro, na zona Centro-Sul, primeira feira entregue pela atual gestão.

A equipe da Ouvidoria da Semacc, composta por 12 servidores uniformizados com coletes e identificação,  realiza as abordagens rápidas nos arredores da feira, onde os usuários respondem a um questionário dinâmico, com perguntas objetivas, para saber sobre a satisfação com a feira totalmente revitalizada, e como a reforma tem refletido no cotidiano das pessoas.

Acompanhando esse primeiro dia de pesquisa, a ouvidora da Semacc, Dorenilce Santos, destacou a importância do trabalho por apontar a satisfação de usuários e clientes.

“O trabalho é assertivo demais.  Os números reais com a satisfação das melhorias das feiras e mercados vão nortear todas as outras obras que vão estar em execução, e a prefeitura, junto à Semacc, vai poder trabalhar cada vez mais na modernização dos espaços, de acordo com as sugestões dos usuários. Quero parabenizar o prefeito David Almeida e o secretário Wanderson Costa, porque as ações simples, com esse levantamento, são muito importantes e revelam a real  satisfação dos usuários das feiras e mercados”, concluiu Dorenilce.

As equipes entrevistaram Francisco Souza, usuário da feira e morador do bairro Parque 10, que achou muito importante a abordagem. “Com essa pesquisa, a prefeitura mostra que, realmente, se importa conosco, está fazendo um bom trabalho por nós e trazendo feiras revitalizadas, novas e higienizadas”,  concluiu Souza.

O trabalho da ouvidoria será contínuo em todas as feiras  reformadas e nas que serão entregues nos próximos meses. O resultado do trabalho vai facilitar que novos projetos sejam ainda mais bem elaborados, de acordo com a opinião pública.

Texto – Polyana Brelaz/Semacc

Fotos – Gildo Smith/Semacc

Post Relacionado

Faltando 79 dias para o fim do ano, a Prefeitura de Manaus atingiu em setembro, conforme dados do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), a soma de 91,2% de todos os processos analisados em 2021: são 425 análises em 2022 contra 466 de todo o ano passado. Na maioria dos processos analisados pelo colegiado de planejamento urbano municipal está a Regularização e Habite-se (197 ou 46,35%), seguido de certidões em geral (150 ou 35,29%) e aprovação de projetos (59 ou 13,88%). Do total, 83%, ou 352, tiveram decisão por provimento integral, e outras 15 (4%) por provimento parcial. Outras 58, correspondente a 14%, foram indeferidas. O CMDU analisa processos desde licenças, Habite-se, renovações e certidões de licenciamento que tramitam no Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). “O colegiado reflete parte do desenvolvimento urbano da capital e tem papel estratégico na gestão e construção da política para melhoria da cidade, dirimindo desde questões sociais, técnicas a habitacionais”, ressaltou o vice-presidente do Implurb, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade. Entre os processos que também vão para o conselho constam aprovação e regularização de edificações; análises e aprovação de medidas mitigadoras e compensatórias para empreendimentos de impacto urbano-ambiental; decisões sobre pedidos de alteração de uso do solo, com atuação da Comissão Técnica de Planejamento Urbano (CTPCU); diligências, entre outros. A composição do grupo é de representantes de 18 entidades civis e públicas. Em todo encontro, realizado sempre às quartas-feiras (exceto feriados e pontos facultativos), um participante de cada entidade deve compor a plenária, somando 18 conselheiros, além dos requerentes dos processos em pauta, caso tenham interesse de participar. Atividade O CMDU é uma importante ferramenta de apreciação de projetos para o bem público, valorizando o esforço do empresariado ao cidadão comum, que busca regularizar sua obra e fazer o melhor pelo urbanismo da cidade, atendendo a legislação em vigor. O conselho foi criado na Lei Orgânica do Município (Loman), no artigo 221, tendo funções normativas, disciplinares e deliberativas sobre as questões relativas aos sistemas, serviços e ordenação do espaço urbano, considerando a legislação em vigor e o Plano Diretor da cidade. O conselho ainda delibera sobre os recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU), parte integrante do Implurb.

Victória Farias

Prefeitura de Manaus expande Pontos de Entrega Voluntária e impulsiona reciclagem na cidade

victoria Farias

Prefeitura garante travessia segura na operação ‘Volta às Aulas’

Victória Farias