Mais de 400 homens foram acionados nesta quinta-feira, 1º/12, pela Prefeitura de Manaus, para reforçar o trabalho de limpeza dos igarapés, com desobstrução de bueiros, raspagem, lavagem, poda e recolhimento do lixo. A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), órgão que cuida desse serviço, realizou mutirões em todos os igarapés da cidade para minimizar os danos causados pelas fortes chuvas que caíram em Manaus.
Na avenida Tenente Roxana, no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte, aconteceu um deslizamento de terra, o que dificultou o trânsito e precisou ser realizado o trabalho de retirada do barro e lavagem do espaço.
“Hoje é um daqueles dias que a chuva caiu forte, mas estávamos atentos nos pontos críticos dos igarapés. Nos antecipamos e evitamos problemas maiores. É assim que o prefeito David Almeida quer que atuemos”, disse o titular da Semulsp, Sabá Reis.
Com o intuito de evitar danos causados pelas enchentes, a Semulsp alugou um local, no Passarinho, onde vai usar como base para os trabalhadores. “Agora nós vamos estar mais perto e vamos poder atuar mais rápido”, observou Sabá.
Outro ponto importante está sendo a recuperação das pontes que estão recebendo o serviço de pintura, bem como a revitalização das calçadas e meios-fios. Da mesma forma, o igarapé do 40 e o igarapé do Franco estão recebendo atenção dos trabalhadores que realizam diariamente um serviço de prevenção, para deixar esses espaços limpos e desobstruídos.
Por conta da chuva, as equipes de poda receberam muitos chamados na manhã desta quinta-feira para retirada de árvores que caíram nas ruas.