Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza encontro com educadores que vão trabalhar nas creches municipais

Professoras que irão trabalhar nas creches municipais, a serem inauguradas, no primeiro semestre deste ano, pela Prefeitura de Manaus, participaram de um encontro sobre procedimentos e diretrizes da modalidade de ensino, na manhã desta sexta-feira, 9/2. O evento contou também com a participação de gestores, pedagogos e assessores pedagógicos, no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na zona Centro-Sul da cidade.

A programação teve o objetivo de acolher, orientar e capacitar as professoras para a atuação nas creches, bem como compreender as relações entre cuidar e educar as crianças, envolvendo as situações de prevenção, cuidados com a alimentação e saúde, além de conhecer os documentos legais, que regem o atendimento em creche.

De acordo com a gerente de Creches da Semed, Wissilene Brandão, é fundamental o trabalho da Semed com os educadores que vão começar seu trabalho nas creches, pois assim terão a chance de conhecer sobre a política pública das creches municipais.

“Como na faculdade a gente não tem matérias específicas que orientem o cotidiano de creches, e as práticas docentes ainda são um universo pouco abordado nos currículos acadêmicos, a gente faz questão de apresentar a esses profissionais como a política de creches, em Manaus, foi pensada. Nós apresentamos como têm de se vestir, se portar, como são as práticas pedagógicas, para que possam desenvolver suas atividades dentro das expectativas e conforme os documentos oficiais”, disse.

Uma das futuras diretoras de creche municipal, a pedagoga Kelly Vasconcelos, afirmou que o encontro é importante para todos.

“É um momento riquíssimo para elucidar todas as nossas dúvidas. Só temos que parabenizar a gestão do prefeito David Almeida, e agradecer a secretária Dulce Almeida e a toda equipe da gerência. Essa preocupação em capacitar com tantos detalhes as nossas professoras é fundamental, porque é uma responsabilidade enorme e devemos prezar pela criança que vamos receber”, contou.

Há oito anos na educação infantil, a professora Aparecida Barroso, uma das educadoras prestes a ingressar em creche municipal, disse que sempre é um aprendizado conhecer mais sobre os procedimentos alusivos à modalidade. “Para mim, foi muito proveitosa a palestra, foi explanado todo o material pedagógico, o currículo, tudo isso é importante. Quando você tem conhecimento, adquire mais segurança e pode aplicar tudo o que foi aprendido, com mais êxito”, explicou. 

Foto – Eliton Santo/ Semed

Post Relacionado

‘Liderança de Produção na Atividade Industrial’ é tema de oficina da Prefeitura de Manaus

Patrick

Prefeitura de Manaus disponibiliza dez pontos de vacinação contra a Covid-19 neste sábado, 22/10

Victória Farias

Prefeitura de Manaus irá incorporar Protocolo Pediasuit na reabilitação de crianças

Victória Farias