A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), encerrou, nesta quinta-feira, 28/11, a 10ª edição da Socialização das Práticas Formativas (SPF), após três dias intensos de atividades, palestras, mesas-redondas, seminários, lançamentos de livros e a exposição de mais de 85 projetos pedagógicos desenvolvidos por professores da rede municipal de ensino.
O evento ocorreu no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizado no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul. O objetivo principal foi apresentar o trabalho realizado ao longo do ano letivo de 2024, destacando pesquisas e projetos desenvolvidos pelos profissionais da educação do município.
Na ocasião, a chefe do DDPM, Inez Alcântara, destacou a importância de valorizar o trabalho dos professores e de investir em novas formas de ensino que atendam as necessidades e potencialidades de cada aluno.
“A 10ª edição da Socialização das Práticas Formativas foi um verdadeiro marco para a educação de Manaus. Os projetos apresentados aqui refletem a dedicação dos nossos professores em transformar a educação e garantir um ensino de qualidade para nossas crianças e jovens. Estamos comprometidos em continuar promovendo espaços como este, que fomentam a troca de saberes e o aprimoramento contínuo da nossa rede de ensino”, afirmou Inez Alcântara.
Durante o encerramento, ocorreu o pré-lançamento da revista Tapiri, uma publicação voltada para a formação continuada dos professores. A revista oferece ferramentas e conteúdo que visam aprimorar as práticas pedagógicas no contexto escolar. O lançamento reflete o trabalho colaborativo de toda a equipe da Semed e, nesta edição, traz uma seleção dos principais projetos desenvolvidos ao longo dos 10 anos de atuação do DDPM.
Para o gestor da Escola Municipal Alfredo Linhares, Yomar Caster, o suporte oferecido aos profissionais da educação é fundamental. Ele destacou que participa de eventos como este há anos e se sente gratificado pelo apoio contínuo da Semed ao seu processo de formação e aprimoramento profissional.
“Minha trajetória na Semed tem sido crucial para o meu crescimento profissional. Passei por diferentes funções, desde professor até assessor pedagógico e, hoje, como gestor. Cada uma dessas experiências me possibilitou ampliar meus conhecimentos e práticas. Os momentos formativos oferecidos pela Semed são essenciais para aprimorarmos nossas habilidades e, assim, oferecer um ensino de qualidade nas escolas onde atuamos”, destacou o gestor.
A 10ª edição da Socialização das Práticas Formativas reuniu centenas de professores, especialistas, autoridades educacionais e representantes de instituições. O evento ficou marcado por intensas trocas de experiências e discussões colaborativas, reafirmando sua importância para o fortalecimento da educação no município.
Foto – Eliton Santos/ Semed