Blitz Amazônico
Saúde

Prefeitura de Manaus realiza ‘Dia D’ de combate ao diabetes com estudantes da Semed

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quinta-feira, 10/11, o “Dia D” de Combate ao Diabetes com estudantes da rede municipal de ensino. A ação teve o propósito de orientar e estimular o debate acerca da prevenção à doença, com foco em atividades e oficinas práticas com a participação da comunidade escolar. O evento ocorreu no Parque Cidade da Criança, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul.

Esta ação, que conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), faz parte do programa “Minha Escola Saudável”, que desenvolve um trabalho multidisciplinar contínuo, buscando a mudança de comportamento relacionada aos hábitos alimentares e estilo de vida saudáveis, no cenário da rede pública municipal de educação, na prevenção e controle epidemiológico da diabetes e obesidade.

A secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, comentou que essa ação é essencial para desenvolver práticas correspondentes à promoção da saúde dos estudantes da Semed.

“A saúde é algo muito importante, porque não fazemos nada sem ela. Essa atividade de hoje é muito importante para a Semed, porque estimulamos essa conscientização em cuidar sempre da saúde e do bem-estar. Agradeço bastante a parceria com a equipe da Semsa pelo apoio e instruções que tem nos dado. Essa é a gestão do prefeito David Almeida sempre trabalhando para fazer de Manaus um lugar melhor para se viver”, explicou Dulce.

De acordo com a médica pediatra Jackeline Gaudino, o evento realizado é sinônimo de ações transversais e integrais entre as duas secretarias.

“O programa Minha Escola Saudável, que é uma parceria entre a Semed e Semsa, visa esse cuidado em relação às diabetes nas escolas. Na cidade de Manaus, mais de 50% das pessoas têm sobrepeso e 25% têm obesidade. Então, precisamos sempre trabalhar a prevenção da diabetes no âmbito escolar. A prefeitura tem esse olhar de sempre trabalhar a educação aliada à saúde”, declarou.

Entre os participantes da ação, estava a estudante do 9° ano Sara Frasão, 15, da Escola Municipal Vicente de Paula, localizada no bairro Compensa, zona Oeste. Ela disse que a atividade ajudou a adquirir mais conhecimentos sobre a temática abordada.

“Gostei disso tudo, porque conheci mais sobre a diabetes e descobri que não posso misturar arroz e macarrão na mesma comida, pois são carboidratos. Antes, eu conhecia somente um pouco sobre esse assunto e agora aprendi muitas coisas novas”, relatou Sara.

Atividades

Durante ação, houve o “circuito saudável” com dinâmicas nas áreas de nutrição, educação física e psicologia com atividades lúdicas e brincadeiras dirigidas; além das estações com as seguintes temáticas: o reconhecimento de alimentos não saudáveis e seus malefícios; identificação de frutas, legumes, verduras e a importância destes para a saúde, bem como as cores, texturas e os diferentes sabores dos alimentos benéficos à saúde; funcional “light”; e dinâmica para ansiedade.

Também houve as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), como constelação familiar, barras de access e reiki.

Histórico

No dia 14 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Combate ao Diabetes, que possui o intuito de prevenir e controlar a doença, por meio da alimentação e promovendo a prática de atividades físicas.

Em Manaus, a semana municipal de prevenção a essa doença nas escolas tem base na Lei nº 2.443, de 29 de maio de 2019, e no decreto nº 4.827, de 18 de maio de 2020.

Post Relacionado

Aplicativo de celular facilitará vida acadêmica de alunos da UEA, conforme proposta da Chapa 19

Patrick

Governo do Amazonas intensifica a oferta de cirurgias ortopédicas em três hospitais de Manaus em junho

EDI FARIAS

Profissionais de Saúde são dicas de cuidados com a pele e a alimentação para curtir o Carnaval

EDI FARIAS