Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza ‘5° Torneio de Xadrez Escolar’ para estudantes da zona rural

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza, nesta quinta-feira, 21/8, o “5º Torneio de Xadrez Escolar” da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural. A programação foi realizada na escola municipal São Sebastião 2, localizada na comunidade São Sebastião, no Tarumã-Mirim, às margens do rio Negro. O torneio tem como objetivo fortalecer o projeto de incentivo ao xadrez escolar, promover o raciocínio lógico e a disciplina e a integração entre as unidades de ensino.  

A iniciativa também visa contribuir para a melhoria do desempenho dos estudantes nas avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) deste ano. A atividade integra um projeto mais amplo, desenvolvido ao longo de todo o ano letivo. As ações seguem uma programação contínua: em maio e junho, foram realizadas oficinas e práticas de xadrez; em julho, ocorreu as seletivas internas em cada escola; em agosto, o torneio interescolar; e em setembro, será a avaliação e o registro pedagógico da experiência. 

Para a gestora da escola, Filomena Maciel, o torneio em ano de aplicação do Saeb tem um significado ainda mais relevante. “O xadrez é uma estratégia pedagógica que contribui para o desenvolvimento da concentração, do raciocínio lógico, da leitura e da tomada de decisões. São competências essenciais para o bom desempenho dos alunos tanto nas avaliações externas quanto em sua formação integral”, afirmou. 

O xadrez iniciou em 2021 nas escolas municipais e na zona rural contou com a participação de sete unidades: as escolas municipais Ebenézer, Canaã 2, Professora Dyan Kelly, José Sobreira, Paulo Freire, Raul Pompéia e São José 1. 

De acordo com o professor de Educação Física, Iury Gagarin, a prática desenvolve habilidades essenciais para o dia a dia dos estudantes. “O xadrez vai além da competição. Ele estimula a concentração, o raciocínio lógico, a disciplina e o respeito. Hoje, todos os alunos que participaram já são vencedores, pois aceitaram o desafio de aprender e crescer juntos”, destacou.

O estudante da escola municipal Paulo Freire, do 8º ano, Daniel Marinho, de 16 anos, compartilhou sua experiência e entusiasmo em participar da competição. “Estou achando muito legal, porque o torneio tem me ajudado bastante a controlar a ansiedade. O xadrez me deixa mais calmo e concentrado, tanto dentro da escola quanto fora dela”, concluiu Daniel. 

Texto – Thalia Rodrigues/Semed 

Foto – Divulgação/Semed

Post Relacionado

Resultados do NatJus da Semsa Manaus são destaque em evento comemorativo do Judiciário

victoria Farias

Prefeitura de Manaus certifica alunos no curso de TBO

victoria Farias

Morro da Liberdade transmite estreia do Brasil na Copa do Mundo para mais de 10 mil torcedores

victoria Farias