Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza 3º ciclo do curso de primeiros socorros com servidores do ensino fundamental

Até o dia 20/7, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza o terceiro ciclo do curso de capacitação de primeiros socorros destinado a  profissionais de escolas municipais. Nesta quinta-feira, 13/7, o público-alvo da ação foi de servidores da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste, que trabalham com o ensino fundamental. Nas duas fases anteriores, foram capacitados 909 servidores.


Essa atividade faz parte de um ciclo de capacitação realizado com professores desde abril deste ano. O trabalho ocorre via Coordenadoria de Treinamento da Divisão de Pessoal da Semed, em parceria com Núcleo de Educação do Samu/Manaus.


Só na DDZ Oeste, a ação vai envolver professores 108 profissionais de 52 unidades de ensino. Segundo a coordenadora dos anos iniciais, Dinizia Pimentel, a capacitação é de suma importância para os professores que trabalham com esse público.


“É de extrema relevância esse público de professores ter acesso a essas informações, porque às vezes há algumas situações imprevistas como engasgo e outras situações que podem ser simples, mas que se eles não tiverem o conhecimento de como proceder, de como socorrer a criança naquele momento esse profissional não vai conseguir. Então, essa formação de primeiros socorros é de extrema importância para prática do professor e para esse atendimento no ambiente escolar de imediato”, destacou Dinizia.


A Semed promove o curso também em respeito à lei nº 13722 de 2018, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados.


De acordo com a instrutora do núcleo de educação do Samu, Roselma Pedrosa,  é fundamental ter um profissional habilitado nas unidades de ensino para prestar os primeiros socorros, e assim evitar até situações mais graves.


“É importante que eles saibam como proceder numa situação de  urgência e  emergência até que o Samu chegue para dar condição realmente de controlar os problemas, evitando assim que aconteça algo mais  grave,  até mesmo o óbito de alguma criança ou servidor da escolas deles. Então, como já é conhecido na história existe uma legislação que fala da necessidade de treinamento de professores e profissionais, por isso nós estamos apoiando a Semed, fazendo essa rodada aí de treinamentos com os profissionais da educação”, explicou a instrutora.


Um dos educadores que participaram da capacitação foi a professora dos anos iniciais da escola municipal Elineia Folhadela, Manuela Falcão.

“Com essa capacitação me sinto preparada agora para socorrer algum aluno meu que se machuque e precise de primeiros socorros. Só tenho a agradecer pela oportunidade de fazer esse curso”, frisou Manuela.

Fotos – Matheus Perdiz / Semed

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus avança na implantação de rip-rap para conter erosão no bairro Cidade Nova

victoria Farias

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem do bairro da União

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus realiza consulta pública para atualizar protocolo de saúde para a população idosa

victoria Farias