Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza 1º encontro com novos apoios escolares da educação especial

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quarta-feira, 11/2, o 1º encontro com os novos apoios escolares da educação especial para o ano letivo de 2026. A iniciativa contou com a participação de 617 profissionais e ocorreu no auditório da sede da Semed, localizado no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da capital.

O evento, que teve início na terça-feira, 10/2, contou com palestra de autoconhecimento e atividades de acolhimento, com o objetivo de dar boas-vindas aos novos apoios escolares, além de apresentar diretrizes de atuação, orientações pedagógicas e a importância do trabalho desenvolvido no atendimento aos alunos público-alvo da educação especial na rede municipal de ensino.

Em 2021, a educação especial da rede municipal contava com 126 apoios escolares. Atualmente, esse número ultrapassa mil profissionais, demonstrando a ampliação das políticas de inclusão e fortalecimento do atendimento educacional especializado no município.

O secretário municipal de Educação, Júnior Mar, destacou o avanço da educação especial nos últimos cinco anos e ressaltou os trabalhos desenvolvidos na gestão do prefeito David Almeida.

“O público da educação especial é muito importante. Trabalhamos pela inclusão e para garantir atendimento a todos. A Prefeitura de Manaus inicia em 2026 uma nova etapa, com a chegada de novos profissionais de apoio escolar. Nos últimos cinco anos, crescemos 1.000% no número de profissionais, passando de 126 para mais de 1.300 na gestão do prefeito David Almeida. Sempre com carinho, acolhimento e técnica, buscamos oferecer um serviço de qualidade que atenda as expectativas das famílias, permita que as crianças desenvolvam suas habilidades, adquiram mais autonomia e independência. Assim, construímos uma cidade melhor para todos”, declarou o gestor.

 A gerente de Educação Especial da Semed, Amanda Macanoni, enfatizou que este primeiro encontro é muito importante para os novos profissionais. “Este encontro é para dar as boas-vindas a eles e explicar o trabalho. Também estamos realizando uma palestra de autoconhecimento, porque sabemos que isso é muito importante para que possamos lidar com o outro. Além disso, apresentamos a nossa portaria e orientamos sobre como será o trabalho”, explicou.

Amanda explicou ainda que os novos apoios terão módulos de formação durante todo o ano, sendo seis no total.

— — —

Texto – Jorgiane Castinares/Semed

Fotos – Mário Oliveira/Semed

Post Relacionado

Semsa encerra programação do Outubro Verde e Rosa no combate à sífilis e prevenção ao câncer de mama

victoria Farias

Prefeitura de Manaus recupera 15 metros de uma rede de drenagem no bairro Nova Cidade

victoria Farias

Servidores da educação participam de palestra para aprofundar conhecimentos sobre TEA e práticas alimentares  

victoria Farias