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Prefeitura de Manaus realiza 13ª Mostra Pedagógica Indígena e 3ª Roda de Conversa com Anciãos Indígenas

Para valorizar a cultura, preservar a língua materna e fortalecer a identidade dos povos originários, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta terça e quarta-feira, 16 e 17/9, a 13ª Mostra de Trabalhos Pedagógicos de Professores Indígenas e a 3ª Roda de Conversa com Anciãos Indígenas. O evento, que acontece na escola indígena municipal Kunyata Putira, na comunidade São Thomé, no Paraná do Samaúma, rio Negro, reuniu professores, estudantes, lideranças e 24 anciãos.

A programação contou com a apresentação do Hino Nacional na Língua Nheengatu, pelos alunos da escola indígena municipal Arú Waimi, seguido da tradicional Dança do Chibé, realizada pelo Grupo Mirim da Kunyata Putira. O momento cultural emocionou os presentes e reforçou o compromisso da comunidade com a valorização das tradições. O ponto alto da manhã foi a roda de conversa, que trouxe como tema “A importância do protagonismo dos anciãos na revitalização da Língua Materna”. 

“A roda de conversa é um espaço de aprendizado, onde a experiência dos anciãos inspira o nosso trabalho na escola”, destacou o professor Francisco Maricaua. 

A gerente da Educação Escolar Indígena, Eneida Afonso, ressaltou a relevância do encontro como parte essencial da política educacional voltada às comunidades tradicionais. “Esse evento mostra que a escola indígena não se limita às salas de aula. Ela é também espaço de cultura, identidade e resistência, onde o conhecimento dos anciãos fortalece a formação das novas gerações”, afirmou. 

O tuxaua da comunidade, Manoel Chagas, também enfatizou a importância da presença das lideranças mais velhas. “Nossos anciãos são guardiões da história. Sem eles, não há futuro. Hoje, ver tantos reunidos conosco é uma vitória para nossa cultura e para a nossa educação”, enfatizou. 

Além dos debates, a mostra contou com a apresentação de trabalhos pedagógicos desenvolvidos por diferentes escolas e espaços de aprendizagem, como Kunyata Putira, Kanata T-Ykua, Tupana Yupirunga, Tupana Ruca, Bayaroá, Lua Verde, Tsetsu Kamutun e Wekt Dtpoá. Cada apresentação trouxe experiências que unem práticas pedagógicas ao fortalecimento da língua e da cultura indígena. 

Texto – Jordana Rodrigues/Semed 

Foto – Eliton Santos/Semed 

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