Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus promove primeira capacitação da Guarda Municipal com foco em inclusão de pessoas autistas

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), realizou uma formação inédita para agentes da Guarda Municipal, com foco na inclusão, suporte e acolhimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ao todo, cem guardas municipais participaram da formatura, nesta sexta-feira, 16/5, no auditório Isabel Victoria de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro, na sede da prefeitura, na zona Oeste.

O secretário da Casa Civil, Marcos Rotta, reafirmou o compromisso da administração municipal com a inclusão e elogiou a postura dos agentes. “Quero parabenizar os agentes da Guarda Municipal que participaram desse curso tão importante. Mais do que um certificado, eles estão saindo daqui com uma nova visão sobre inclusão, acolhimento e respeito. Esse é um passo fundamental para construirmos uma cidade mais humana e acessível para todos, especialmente para as pessoas com autismo. Nossa missão vai muito além de proteger, mas também de acolher a todos”, concluiu.

Na oportunidade, o secretário municipal de Segurança Pública, Alberto de Siqueira, destacou a importância da qualificação. “A Guarda Municipal fez um curso muito completo, com base teórica e prática, para poder ajudar a população em caso de alguma crise ou situação específica. É uma formação que amplia ainda mais o rol de atribuições da nossa Guarda”, destacou.

A formação ofereceu aulas interativas,  simulações de ocorrências reais, fornecendo aos agentes as ferramentas necessárias para agir com empatia, preparo técnico e sensibilidade. O objetivo é fortalecer o trabalho da Guarda como uma força comunitária, comprometida com o cuidado com as pessoas.

De acordo com o secretário municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Saullo Vianna, que participou do encerramento do curso, a iniciativa tem caráter inovador. “A Guarda Municipal, a partir da Secretaria Municipal de Segurança Pública, realizou esse curso para capacitar os agentes na identificação, acolhimento e tratamento adequado às pessoas com espectro autista. Estamos articulando para que essa formação também chegue aos servidores dos Cras e Creas da cidade. Isso é pioneiro no Brasil e é uma forma de humanizar ainda mais o serviço público”, afirmou.

Segundo o guarda municipal David Dabela, que integrou a turma de capacitados, a iniciativa foi valiosa para a corporação. “Estive em uma capacitação para inclusão e acolhimento às pessoas autistas, onde a Guarda está recebendo a devida formação para atuar na sociedade de forma mais preparada, prestando apoio às mães e pais de crianças com espectro autista. Isso transforma a Guarda em uma força mais comunitária”, ressaltou.

A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Manaus com uma gestão humanizada, voltada à inclusão social e à qualificação dos servidores municipais. A capacitação será expandida para servidores de outras secretarias a partir do mês de junho.

Foto – Clóvis Miranda/Semcom

Post Relacionado

Prefeito David Almeida reforça segurança em Manaus com novos armamentos e equipamentos para a Guarda Municipal

victoria Farias

Faltando 79 dias para o fim do ano, a Prefeitura de Manaus atingiu em setembro, conforme dados do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), a soma de 91,2% de todos os processos analisados em 2021: são 425 análises em 2022 contra 466 de todo o ano passado. Na maioria dos processos analisados pelo colegiado de planejamento urbano municipal está a Regularização e Habite-se (197 ou 46,35%), seguido de certidões em geral (150 ou 35,29%) e aprovação de projetos (59 ou 13,88%). Do total, 83%, ou 352, tiveram decisão por provimento integral, e outras 15 (4%) por provimento parcial. Outras 58, correspondente a 14%, foram indeferidas. O CMDU analisa processos desde licenças, Habite-se, renovações e certidões de licenciamento que tramitam no Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). “O colegiado reflete parte do desenvolvimento urbano da capital e tem papel estratégico na gestão e construção da política para melhoria da cidade, dirimindo desde questões sociais, técnicas a habitacionais”, ressaltou o vice-presidente do Implurb, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade. Entre os processos que também vão para o conselho constam aprovação e regularização de edificações; análises e aprovação de medidas mitigadoras e compensatórias para empreendimentos de impacto urbano-ambiental; decisões sobre pedidos de alteração de uso do solo, com atuação da Comissão Técnica de Planejamento Urbano (CTPCU); diligências, entre outros. A composição do grupo é de representantes de 18 entidades civis e públicas. Em todo encontro, realizado sempre às quartas-feiras (exceto feriados e pontos facultativos), um participante de cada entidade deve compor a plenária, somando 18 conselheiros, além dos requerentes dos processos em pauta, caso tenham interesse de participar. Atividade O CMDU é uma importante ferramenta de apreciação de projetos para o bem público, valorizando o esforço do empresariado ao cidadão comum, que busca regularizar sua obra e fazer o melhor pelo urbanismo da cidade, atendendo a legislação em vigor. O conselho foi criado na Lei Orgânica do Município (Loman), no artigo 221, tendo funções normativas, disciplinares e deliberativas sobre as questões relativas aos sistemas, serviços e ordenação do espaço urbano, considerando a legislação em vigor e o Plano Diretor da cidade. O conselho ainda delibera sobre os recursos do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU), parte integrante do Implurb.

Victória Farias

Prefeito David Almeida autoriza obra que fortalece interligação do anel viário Sul e amplia mobilidade na zona Oeste

victoria Farias