As disputas das modalidades de dominó e natação agitaram o terceiro dia da 25ª edição das Olimpíadas da Terceira Idade, no Parque Municipal do Idoso (PMI), localizado no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul. A competição, realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), segue até sexta-feira, 19/9.
Com a participação de mais de mil idosos, as Olimpíadas visam promover o esporte, a socialização e a qualidade de vida para idosos de diferentes núcleos e projetos da cidade. Para o titular da Semjel, Joel Silva, o incentivo por meio da secretaria às práticas esportivas é de extrema importância.
“A prática da atividade física nessa fase da vida é de extrema importância, não apenas pela questão física, mas principalmente pelo bem-estar mental. Nos grupos que eles participam se forma uma grande família, e isso faz toda a diferença. Para nós, da Prefeitura de Manaus, por meio da Semjel, é muito gratificante proporcionar esses momentos e ver a alegria estampada no rosto deles com a conquista de uma medalha”, afirmou o secretário.
Ao todo, 28 grupos estão inscritos nas Olimpíadas, sendo 16 centros esportivos da prefeitura e outros 12 de projetos sociais e comunitários. Entre eles, estão os centros esportivos Alvorada, Cidade Nova e Redenção, e iniciativas como o “Programa Idoso Feliz Participa Sempre”, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o “Lazer na Terceira Idade”, do Serviço Social da Indústria (Sesi), e o “Grupo Idade Feliz”, do Careiro da Várzea.
“Nós estamos na 25ª edição, e todo ano parece que é a primeira. Muito trabalho, nervosismo para as coisas darem certo. Mas a gente tem um secretário que nos dá apoio e incentiva. A prefeitura e a Semjel se esforçam para sempre promover a melhor qualidade de vida para a nossa população”, relatou o professor da Semjel Ozenildo Oliveira, que é um dos coordenadores das Olimpíadas.
Participando pela primeira vez das Olimpíadas, o aposentado Ernande Farias, que faz parte da minivila do Coroado, conta da emoção de estar presente na programação. “É a primeira vez que participo das Olimpíadas da Terceira Idade e estou muito feliz pela oportunidade. O esporte me trouxe novas amizades, saúde e motivação para continuar ativo”, concluiu.
Texto – Khamilly Fróes/Semjel
Foto – Divulgação/Semjel