Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus promove curso de manejo clínico do usuário com obesidade e pós-bariátrica

Médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física, da Prefeitura de Manaus, participaram, nesta terça-feira, 12/11, da capacitação “Manejo Clínico do Usuário com Obesidade e Pós-Bariátrica”, um curso realizado em parceria com a equipe multiprofissional do Programa de Cirurgias Bariátricas e Metabólicas da Fundação Hospital Adriano Jorge, unidade gerenciada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). O objetivo do curso é aprimorar o atendimento aos usuários com obesidade nos graus 1, 2 e 3.

A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Respiratórias, Obesidade e Neoplasias, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Lílian Paula Lima Zacarias, informa que as ações de promoção da saúde e prevenção do sobrepeso e da obesidade, a vigilância alimentar, o estigma e suas repercussões para a pessoa com obesidade, foram temas apresentados na formação. Os fatores emocionais como mudanças repentinas, traumas e ansiedade, que podem contribuir para de um quadro de obesidade também foram discutidos no curso.

Lílian explica que, além da turma desta terça-feira, outra turma de profissionais da Semsa, irá participar da capacitação na próxima terça-feira 19/12.

“Essa formação é muito oportuna para que possamos ter estratégias de promoção de saúde na capital. O índice de adultos com sobrepeso no cenário local é de 63,5%, ao passo que os indicadores de obesidade são de 27%. Esses percentuais tornam a nossa cidade a terceira com o maior índice de sobrepeso e obesidade no Brasil. Daí a necessidade de discutirmos esse tema”, acentua.

De acordo com o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab), foram registrados 40.352 atendimentos de pacientes com obesidade na atenção primária à saúde na capital, em 2023. 

“São dados significativos e que sinalizam a importância de tomarmos medidas preventivas para identificar e combater os fatores de risco. Uma pessoa que sofre com a obesidade, está vulnerável a uma série de riscos e danos à saúde. O impacto é profundo, por isso precisamos aprimorar nosso atendimento”, sintetiza Lílian.

Foto – Divulgação/Semsa

Post Relacionado

No Dia do Homem, Prefeitura de Manaus realizará ação de saúde com direito a amistoso de futebol com comunitários

victoria Farias

Prefeitura de Manaus entrega anfiteatro do bairro Cidade Nova totalmente revitalizado

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem no bairro Novo Reino

victoria Farias