Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus promove confraternização para usuários dos Cras e Creas

Com a finalidade de celebrar os trabalhos realizados pelos equipamentos socioassistenciais, a Prefeitura de Manaus promoveu, ao longo da semana, confraternizações para marcar o encerramento das atividades do ano nesses pontos de atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade. Coordenadas pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), as reuniões aconteceram nos 20 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e cinco Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) do município.

Durante as celebrações, que reuniram usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas) atrações musicais, cafés da manhã e almoços com grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), sorteio de presentes e muito mais.

“São serviços importantíssimos para o desenvolvimento da convivência comunitária, da troca de experiências e do sentimento de coletividade dessas famílias. Nesse sentido, as confraternizações acabam servindo tanto como uma forma de medir os resultados alcançados com as famílias atendidas pela Proteção Social Básica e Especial, quanto para nos reunirmos mais uma vez, enquanto nos preparamos para 2024”, destacou Jucimaria Menezes, diretora do Departamento de Proteção Social Básica da Semasc.

No Cras Japiim, equipamento localizado na zona Sul, os usuários foram convidados a participar, nesta quinta-feira, 21/12, de um café da manhã especialmente preparado pela equipe técnica responsável pela unidade. Antes de comer, entretanto, o grupo de idosos do serviço de convivência apresentou uma pequena cantata aos presentes no salão de atendimentos.

Acompanhada pela unidade há sete anos, a dona de casa Socorro Oliveira, de 65 anos, ressaltou a importância do equipamento em sua vida, desde que ficou viúva, Ela agradeceu por mais um ano sendo atendida pela equipe técnica do Cras.

“O Cras é uma coisa maravilhosa para a minha vida, é inexplicável. Quando meu marido faleceu, há sete anos, eu não conseguia sair de casa, eu não tinha ânimo, mas tudo mudou quando conheci o serviço de convivência. Poder concluir mais um ano ao lado dessa equipe é muito gratificante e muito importante para mim”, afirmou.

Também o Creas Centro-Sul, com apoio do Santuário São José Operário, localizado no centro histórico de Manaus, promoveu um almoço natalino com os usuários atendidos pelo Serviço de Proteção a Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas. De acordo com a coordenadora do equipamento, Maria José Rebouças, momentos de confraternização também são atividades essenciais no atendimento a famílias que já tiveram seus direitos violados.

“O Natal representa um momento de alegria, de paz, de amor e solidariedade, coisas que cotidianamente exercitamos como parte do acompanhamento de usuários e suas famílias no equipamento. Com este almoço, esperamos trazer um pouco desse espírito natalino àqueles que mais precisam e mostrar a eles que continuaremos a trabalhar de forma intensa e eficaz no ano de 2024”, destacou.

A dona de casa, Ana P. B., de 39 anos, participou do almoço ao lado das filhas, e agradeceu a iniciativa de reunir todos os usuários em único espaço. “É um momento muito gostoso em que todos nos sentimos acolhidos, o que é muito importante, já que o significado do Natal é exatamente esse: partilhar. Estar junto de outras famílias, colegas, amigos da equipe do Creas é realmente muito gratificante e só tenho a agradecer pelo apoio prestado a mim e minha família”, concluiu.

Foto – Diego Lima / Semasc

Post Relacionado

Prefeito enfatiza importância da ajuda do governo federal para reduzir danos causados pela seca histórica

victoria Farias

Deque no meio da lagoa do Parque São Pedro é destaque de projeto arquitetônico da Prefeitura de Manaus

blitzamazonico

Prefeitura divulga funcionamento dos serviços neste feriado nacional do Dia de Tiradentes, 21/4

victoria Farias