Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus promove capacitação para qualificar serviços da Visa Manaus

A Prefeitura de Manaus ofereceu, nesta quarta-feira, 29/1, um curso de capacitação sobre o Processo Administrativo Sanitário (PAS) para servidores da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

O PAS é o procedimento utilizado pela Visa Manaus para analisar e decidir sobre casos de infração das normas sanitárias. A ferramenta foi criada para agilizar prazos e evitar a judicialização, trazendo decisões rápidas à população. Os servidores da Visa que ainda não conheciam bem esse instrumento administrativo, bem como os que trabalham diariamente com ele, puderam se atualizar sobre as suas potencialidades.

A capacitação ocorreu na Universidade Nilton Lins, no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus, e teve início na segunda-feira, dia 27, sob a coordenação do Núcleo de Educação em Vigilância Sanitária da Visa Manaus, com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Duas servidoras da Anvisa ministram a capacitação: a advogada Lindinalva Teixeira e a psicóloga Claudiene Vital. As profissionais trazem abordagens complementares sobre o tema, discutindo os fundamentos legais do PAS, seus princípios, fluxos, instrumentos auxiliares e as questões éticas que norteiam a sua utilização.

“Com a importância do PAS, que é o instrumento por meio do qual a prefeitura julga e profere decisões nas questões de irregularidades sanitárias, impactando diretamente sobre a saúde e qualidade de vida da nossa população, é fundamental que os servidores da Visa Manaus estejam sempre atualizados sobre as suas possibilidades, a fim de qualificar sua atuação”, afirma o diretor da Visa Manaus, Isaac Tayah.

Embora o PAS seja uma ferramenta utilizada principalmente pelos fiscais da Visa Manaus, o curso foi aberto a todos os servidores, como explica a gestora do Núcleo de Educação, Jayse Martins. “Conhecer mais sobre essa ferramenta administrativa é de interesse para diversas áreas da Visa Manaus. Gestores das diferentes gerências e núcleos, assistentes administrativos, enfim, vários servidores utilizam o PAS nas suas atividades diárias, e há também aqueles que não o empregam, mas gostariam de conhecê-lo mais a fundo, para entender como ele afeta os fluxos de trabalho dentro da Vigilância”, concluiu Jayse.

Foi o caso de Eduardo Sanches, servidor que atua na Divisão de Tecnologias, Sistemas e Estatísticas em Vigilância Sanitária. “Estou trabalhando há pouco tempo na Vigilância, e essa capacitação vai me ajudar a ter uma visão melhor sobre o que os fiscais sanitários enfrentam nas ações em campo. Sou parte da estrutura administrativa, do apoio aos fiscais, e fico às vezes sem entender o vocabulário e os aspectos técnicos do PAS, as etapas, documentos e outras questões relacionadas a ele. Assim, essa capacitação vai fortalecer não só a nossa compreensão, mas a nossa capacidade de apoio”, explica.

A consultora da Anvisa, Lindinalva Teixeira, uma das professoras do curso, complementa que a atualização dos conhecimentos sobre o PAS vai de encontro à discussão sobre esse instrumento administrativo dentro da própria agência.

“A Anvisa vem trabalhando numa RDC (Resolução de Diretoria Colegiada) específica para disciplinar o PAS nas Visas de todo o Brasil, então o curso é uma oportunidade não só para a Visa Manaus aprender, mas também contribuir com as discussões sobre como otimizar a utilização dessa ferramenta. A Prefeitura de Manaus tem uma equipe muito qualificada, atuante, participativa, e tenho certeza de que fará um uso correto do PAS, simplificando as decisões e evitando o caminho da judicialização, que é o que todos queremos”, conclui.

O curso sobre Processo Administrativo Sanitário dá início a uma segunda turma nesta quinta, 30/11, e vai até o dia 1º de fevereiro.

Foto – Divulgação / Semsa 

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus realiza ação do ‘Novembro Azul’ para os servidores do CCC

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus orienta profissionais de saúde sobre os novos protocolos de atendimentos antirrábico e esporotricose

Victória Farias

Prefeitura de Manaus inicia imunização contra a Covid-19 de indígenas e crianças de 6 a 9 anos

Victória Farias