Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus promove ações para o autocuidado e saúde mental

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu, nesta quinta-feira, 18/9, na Unidade de Saúde da Família (USF) Silvio Santos, bairro Compensa, zona Oeste, atividades de Práticas Integrativas e Complementares (Pics), com meditação direcionada para profissionais de saúde e roda de conversa em sala de espera, abordando a importância da saúde mental.

A assistente social Elizabeth Modernel, uma das coordenadoras da atividade, explicou que a unidade de saúde tem aproveitado o “Setembro Amarelo”, campanha que marca o “Mês de Prevenção ao Suicídio e de Valorização da Vida”, para reforçar as ações em saúde mental que ocorrem durante o ano todo, promovendo o autocuidado físico e mental.

“A nossa mensagem principal na campanha deste ano é sobre a importância da escuta e acolhimento durante o ano inteiro”, contou Elizabeth Modernel.

A USF também tem desenvolvido ações com foco no tema “Trabalho e Saúde Mental”, destacando a necessidade de cuidar de quem executa o trabalho na área de saúde. “A ideia é estimular a reflexão sobre a importância do trabalho como fonte de satisfação, questionar se o servidor enxerga o que o trabalho traz de bom, não somente em questão de subsistência, mas também nos benefícios que proporciona para as pessoas que ele atende”, explicou Elizabeth Modernel.

A assistente social ainda lembrou que o profissional de saúde recebe diferentes demandas de um grande número de pessoas diariamente, o que, de um jeito ou de outro, tem impacto na saúde física e mental.

“A gente sabe que o profissional de saúde cuida dos outros, mas muitas vezes não cuida dele mesmo, e vai acumulando problemas, mentalmente e fisicamente. Mas, para atender da melhor forma possível todas as demandas dos usuários do serviço de saúde, que chegam com cargas positivas ou negativas, com insatisfações, o trabalhador precisa de cuidado também”, afirmou Elizabeth.

A prática de meditação na USF Silvio Santos foi conduzida pela enfermeira Andrea Nunes Monteiro. Ela explicou que, além de meditação, a USF oferece aos pacientes e servidores práticas integrativas como auriculoterapia (técnica da medicina chinesa com efeitos positivos no controle de questões como dores crônicas), reiki (prática terapêutica que promove o equilíbrio energético para o bem-estar físico e mental) e práticas corporais, como alongamento.

“As pessoas chegam procurando atendimento médico ou outros serviços de saúde, e algumas já apresentando ansiedade e angústias. As práticas integrativas como a meditação ajudam no equilíbrio, autocontrole, calma e autoconhecimento, o que permite um melhor controle de pensamentos e da ansiedade”, explicou Andrea Monteiro.

Para Ada Silva de Souza, que há 15 anos atua como Agente Comunitária de Saúde (ACS), acompanhando equipes de Saúde da Família, a promoção de ações de saúde mental direcionadas para profissionais contribuem para que o atendimento à população seja feito com mais qualidade.

“Atividades como a meditação são um bom incentivo para o trabalhador. A gente lida diariamente com pessoas, que muitas vezes chegam nervosas, com dificuldades e doentes. Então, para ajudar todos eles, precisamos ter uma boa saúde mental, ter autocontrole para ajudar a reduzir a ansiedade, não prejudicar a própria saúde e buscar resolutividade no atendimento à população”, afirmou Ada Souza.

Campanha

“Se precisar, peça ajuda!” é o tema da campanha “Setembro Amarelo”, que marca o “Mês de Prevenção ao Suicídio e de Valorização da Vida” e integra o calendário oficial do município de Manaus, de acordo com a Lei nº 2.434, de 10 de maio de 2019. Instituída também no âmbito da Organização Mundial de Saúde (OMS), a campanha pretende ampliar o debate sobre a prevenção ao suicídio e a relação entre transtornos mentais e o suicídio.

Em Manaus, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio das Unidades de Saúde, vem executando durante o mês uma série de ações para atender servidores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). As atividades incluem palestras, rodas de conversa, exibição de filmes, exposição, oferta de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), teatro de fantoches, oficina de artes e distribuição de material informativo.

Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa

Foto – Divulgação/Semsa

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus recebe terrenos no bairro de São Raimundo para a regularização de moradias

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus leva apresentação musical com saxofone para idosos da Fundação Doutor Thomas

victoria Farias

Prefeitura paga cheques aos ganhadores do primeiro sorteio do ano da Nota Premiada Manaus

Victória Farias