Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus promove ações de prevenção em áreas impactadas por enchentes

Com o objetivo de reduzir o impacto da enchente de rios na saúde da população, a Prefeitura de Manaus , por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu, nesta quarta-feira, 4/6, uma intensificação do trabalho de prevenção aos graves que podem surgir devido à enchente do rio Negro e à inundação de domicílios.

A chefe do Núcleo de Vigilância da Água, Solo e Ar da Semsa, Jocilene Galúcio Barros, informa que a ação aconteceu nas áreas do bairro de São Jorge, zona Oeste, com atividades de educação em saúde aos moradores, distribuição de material educativo e de hipoclorito de sódio, composto utilizado para tornar a água potável.

“As equipes de saúde orientaram os moradores sobre o risco de doenças como hepatite A, tétano acidental, leptospirose, dengue e doenças diarreicas. Também foram orientados sobre as medidas de cuidado no consumo de água, na redução do risco de doenças, sobre a importância de evitar o contato com água contaminada e com o lixo, e de consumo de água pela transporte”, explicou Jocilene Barros.

A programação aconteceu em áreas localizadas no beco Itapuranga, e nas ruas Nara Leão e Humberto de Campos, que, segundo Jocilene Barros, são áreas do bairro São Jorge já afetadas com a inundação e onde a população, residente em domicílios que inundam, já sofre o impacto do risco de adoecimento, inclusive por conta de precárias condições de acúmulo de resíduos sólidos sob as residências.

“Além das ações para a prevenção de doenças, a Prefeitura de Manaus, por meio da Defesa Civil, já instalou as pontes de madeira como vias de acesso, o que representa redução de risco à saúde dos moradores, para evitar o contato com água e resíduos contaminados”, afirmou Jocilene Barros.

A chefe do setor de Endemias do Distrito de Saúde (Disa) Oeste, Ana Carolina de Araújo de Souza, informou que a ação foi realizada com apoio de agentes comunitários de saúde das equipes da unidade de saúde Rayol dos Santos e da Unidade de Saúde da Família – O 28, além de agentes de controle de endemias.

“A ação também reforçou orientações sobre as arboviroses, como dengue, e a divulgação das informações sobre a ampliação da rede de diagnóstico para malária na zona urbana de Manaus. Ao todo, a ação distribuiu 250 unidades de hipoclorito para os moradores”, destacou Ana Carolina.

A programação, além de atingir o bairro do São Jorge, também será realizada na área conhecida como Bariri, no bairro Presidente Vargas, e no bairro Educandos, na zona Sul de Manaus, consideradas como áreas de risco para as enchentes.

Foto – Divulgação / Semsa

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus intensifica obras de infraestrutura no bairro Colônia Terra Nova

Victória Farias

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem profunda sem manutenção há 25 anos no bairro Compensa

victoria Farias

Prefeitura de Manaus terá representante esportivo da região Norte em instituição internacional

blitzamazonico