Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus promove ação de cidadania alusiva ao ‘Agosto Lilás’ na zona Leste

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com a Associação de Servidores da Universidade Federal do Amazonas (Assua), promoveu, nesta sexta-feira, 18/8, uma ação de cidadania alusiva a campanha “Agosto Lilás”, de conscientização e combate à violência contra a mulher.

Encabeçada pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) Sul e realizada na sede da Assua, localizada no bairro Coroado, zona Leste, onde o equipamento atualmente está locado, a ação contou com a oferta de diversos serviços gratuitos para a população, como orientação jurídica, atendimentos básicos de saúde e cadastro para vagas de emprego, além de palestras alusivas ao tema da campanha e atividades esportivas.

“Na política de assistência social, os Creas são responsáveis pelo atendimento de pessoas e famílias, cujos vínculos familiares estão sob risco de rompimento, como é o caso de mulheres vítimas de violência. Estamos convictos de que a ação de hoje, por trabalhar um tema delicado com um público ainda mais delicado, é de extrema importância para todas as mulheres e famílias que frequentam este equipamento e precisam desta atenção especial”, explicou a subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos da Semasc, Graça Prola.

De acordo ainda com a coordenadora-geral da Assua, Alexandra Saldanha, a parceria, além de beneficiar a comunidade em torno da associação, também beneficia grande parte dos colaboradores da instituição e suas famílias.

“Por conta da Covid-19, muitos de nossos associados acabaram se afastando ou encarando situações de vulnerabilidade que os impediam de se manter por perto. Com a parceria e a instalação do Creas dentro de nossa associação, muitos voltaram a frequentar o lugar, buscar informações, atendimentos e afins. A ação de hoje é apenas uma reafirmação do excelente trabalho realizado aqui”, afirmou.

Atual coordenadora do Creas Sul, a assistente social Renata Souza pontuou a importância de uma conscientização realizada de forma mais acessível e próxima da população no combate à violência contra as mulheres.

“É um momento que vai muito além da oferta de serviços, é um momento de sensibilização contra os diversos tipos de violência sofridos todos os dias por mulheres em toda a cidade. Além de propagar conhecimento, queremos aqui fazer com que essas mulheres consigam identificar essas violações em seu dia a dia e percam o medo de denunciar seus agressores”, concluiu Renata.

A aposentada Maria Ribeiro, 80 anos, foi uma das mulheres a comparecer durante a ação para usufruir dos serviços de embelezamento oferecidos ao longo da manhã. Para Maria, o dia, além de divertido, serviu para refletir.

“Costumo frequentar o Parque Municipal do Idoso e sempre que posso assisto palestras sobre esse assunto, pois é sempre muito importante que a informação chegue a todas nós e aqui não seria diferente. Mais uma vez participando de um evento do tipo e achando simplesmente maravilhoso”, afirmou.

Parceiros

Participaram da ação as secretarias municipais da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), da Saúde (Semsa), do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) e o Núcleo de Assistência à Criança e à Família em Situação de Risco (Nacer).

Fotos – Divulgação / Semasc

Post Relacionado

Equipe da educação da Prefeitura de Manaus visita escolas da zona Leste

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus realiza ‘Mobilização da Conferência de Educação’ para discutir e avaliar ensino

Victória Farias

Prefeitura de Manaus reafirma a importância da capacitação dos servidores públicos no ‘1⁰ Encontro das Escolas de Governo do Norte’

blitzamazonico