Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus promove ‘3ª Mostra Galeria de Artes 2025’ da Creche Municipal Magdalena Arce Daou

Com o tema “Esperança para adiar o fim do mundo”, pais, responsáveis e convidados de alunos da Creche Municipal Magdalena Arce Daou, localizada no bairro Santa Luzia, zona Sul, prestigiaram a “3ª Mostra Galeria de Artes 2025”, da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), nesta sexta-feira, 16/5. A ação faz parte do projeto da creche “A crise climática e as infâncias periféricas: emergenciarte, idealizada desde o ano passado.

O objetivo da mostra é socializar com toda a comunidade escolar e público em geral as produções das crianças envolvidas a literatura, teatro lambe-lambe (uma forma de teatro de animação com apresentações em curta duração, geralmente com 4 a 5 minutos), instalações artísticas e a arte circense, explorando situações ambientais que circundam o espaço da creche em que o projeto está envolto.

A programação contorna as linguagens do teatro lambe-lambe, em colaboração com o grupo de extensão do curso de teatro da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio da professora Gislane Pozzetti. Além disso, teve a literatura infantil amazonense, com a presença das escritoras Leila Plácido e Ana Moreira, trabalho de artes visuais da artista plástica Eliana Chaves e a arte circense do grupo Arte Educados Allegriah.

O resultado do trabalho pedagógico realizado na unidade de ensino elaborado na produção autoral do livro infantil “Rael, o defensor das matas e dos igarapés”. A obra trabalha a temática de inclusão e sustentabilidade e resgate territorial.

De acordo com a diretora da creche, Jucilene Seixas, é fundamental desenvolver uma temática com os pais e responsáveis, pois trata justamente do meio em que eles vivem e que será depois ambiente familiar dos próprios filhos, no futuro.

“A nossa mostra abarca essa agregação, entre família e creche. Trabalhar sobre esse tema de sustentabilidade para a gente engrandece, porque a família está em volta da creche. Hoje, socializar com a comunidade, esse trabalho que esses professores desenvolvidos dentro das salas de referência, para a gente é muito grandioso. A partir desse projeto de sustentabilidade, usamos um tema que caracteriza o melhor para o nosso meio, onde estamos colocados próximo ao igarapé do 40, onde houve muita destruição da floresta. Esse é o nosso meio objetivo, porque a gente ensina a criança a amar a floresta, ou seja, amando tudo o que temos como o nosso verde e o nosso igarapé, com certeza, vamos adiar esse fim do mundo”, comentou.

A feirante Franciane Pinheiro de Souza, 28, mãe do aluno Lion Linconl Pinheiro da Silva, de um ano de idade, fez questão de acompanhar de perto a programação, pois já trabalhou e conhece a importância da reutilização de materiais recicláveis. Para ela, a creche está de parabéns pela iniciativa de realizar uma programação pedagógica nesse sentido.

“Para mim, participar da ação foi muito importante, não só para mim, mas para o meu esposo e meu filho, que ainda é pequeno. Hoje, não pode ser importante o tanto que a gente imagina, mas lá na frente, acredito que seja melhor, porque você está trabalhando com uma reciclagem, com algo que vai ao lixo e ninguém dá valor”, salientou.

A gerente das Creches Municipais, Wissilene Brandão, ressaltou que a secretaria tem esse cuidado de lidar com atividades envolvendo os pais, pois tudo isso vai se refletir no processo de ensino aprendizagem.

“A gente vê a atuação das creches municipais, junto com suas comunidades, ainda mais com um tema muito interessante. Isso está muito articulado com aquilo que a gente trabalha, que é cuidar das crianças para promover o seu desenvolvimento e cuidar da comunidade para que essas crianças estão inseridas numa comunidade de qualidade de vida saudável para promover o coletivo”, citou.

Foto – Eliton Santos / Semed

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus leva ‘diversão colorida’ para mais de 10 mil crianças da zona Leste da cidade

victoria Farias

Moura Tapajóz incentiva doação de leite humano para bebês não amamentados pelas mães

victoria Farias

Prefeitura de Manaus convoca mais 12 profissionais aprovados no concurso da Semsa

victoria Farias