Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus promove 1º Encontro Socioeducativo 2025 com foco em empreendedorismo para idosos do Cemeapi

Prefeitura de Manaus , por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta terça-feira, 6/10, o 1º Encontro Socioeducativo 2025 com o tema: “Aposentadoria e Protagonismo Econômico, a Contribuição do Empreendedorismo”. A ação, voltada para estudantes do Centro Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa (Cemeapi), educadores e comunidade, ocorreu no Parque Municipal do Idoso (PIM), localizado no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul da capital.

A iniciativa, coordenada pelo Cemeapi, integra o calendário anual da Semed e tem como objetivo fomentar reflexões sobre o papel social e econômico da pessoa idosa, especialmente no período pós-aposentadoria, além de ampliar o diálogo sobre os desafios e as oportunidades vivenciadas por pessoas idosas no período da aposentadoria, promovendo reflexões sobre protagonismo econômico, autonomia e inclusão produtiva.

“Esse encontro socioeducativo é um momento de aprendizado e troca de experiência e fortalecimento da cidadania, porque é totalmente voltado para nossos adultos e idosos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), matriculados em nossas instituições parceiras. Realizamos dois encontros por ano, esse é o primeiro. O evento deste semestre, tem o objetivo de promover a reflexão e orientações sobre como os estudantes podem estar mais concretos e consagradores de uma vida financeira, mesmo após a tradição. É importante criar o protagonismo econômico na maturidade”, afirmou o coordenador geral do Cemeapi, Joseane Silva.

De acordo com o chefe da Divisão de Apoio à Gestão Educacional (Dage), professor Luiz Oliveira, o encontro, carreiras para o empreendedorismo, é muito importante, pois reforça a valorização da pessoa idosa, que vai muito além do cuidado físico, mas tem uma preocupação especial com o emocional também.

“Valorizar uma pessoa idosa vai trazer oportunidade e conhecimento para eles desenvolverem as habilidades possíveis. Até porque, exercer não tem significado de inutilidade, eles têm que se sentirem úteis ainda, tendo muito a proporcionar e a produzir. O conhecimento que eles vão adquirir vai poder prolongar a vida e trazer mais sua utilidade para habilidades e para o seu diário”, enfatizou Luiz.

O evento reuniu mais de 80 participantes que representam alguns alunos do turno matutino.

Para Francimar Santos, de 65 anos, empreendedor no ramo de crochê e estudante da EJA, no núcleo localizado na Fundação Universidade Aberta da terceira Idade (FUnATI), no bairro Santo Antônio, zona Oeste, o encontro é importante para ajudar os idosos a buscar uma renda, mesmo após a aposentadoria.

“Esse trabalho de artesanato que faço é muito bom para ocupar meu dia. A gente sonha junto com o cliente que encomenda a mercadoria. É um prazer, é algo que nos ajuda na renda, mas ajuda a gente no prazer também. Então, para mim é uma satisfação trabalhar nesse ramo, que é o crochê. E esse evento aqui, é muito importante, pois mostra nosso trabalho, além de nos permitir conhecer outras pessoas que participam do evento”, concluiu Francimar.

Foto – Divulgação/Semed

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus implanta Ponto de Entrega Voluntária em ‘rip-rap’ do bairro Redenção

Victória Farias

Prefeitura de Manaus implanta rede de drenagem de 150 metros de extensão no bairro Alfredo Nascimento

Victória Farias

Prefeitura de Manaus realiza sorteio da ordem de apresentação das danças do 67º Festival Folclórico do Amazonas

victoria Farias