Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus participa de ação de crédito para empreendedores do comércio informal


A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), participou, nesta quarta-feira, 11/2, na praça Tenreiro Aranha, no Centro, de uma ação voltada ao fortalecimento do comércio informal e ao incentivo ao empreendedorismo na cidade. A iniciativa foi realizada em parceria com a Associação dos Vendedores Ambulantes do Comércio Informal do Estado do Amazonas (Avacin/AM) e o Banco da Amazônia (Basa).

A iniciativa busca facilitar o acesso a linhas de crédito para permissionários legalizados, estimulando investimentos, geração de renda e o desenvolvimento econômico entre trabalhadores ambulantes.

A ação foi direcionada a empreendedores com mais de 18 anos e ofereceu crédito de até R$ 6 mil. Durante todo o dia, cerca de 80 vendedores informais estiveram no local, levaram a documentação necessária e passaram por uma pré-aprovação. A proposta tem como objetivo ampliar oportunidades de crescimento, fortalecer pequenos negócios e garantir melhores condições de trabalho aos microempreendedores que atuam no setor informal.

De acordo com o secretário da Semacc, Wanderson Costa, a iniciativa demonstra o empenho da prefeitura em estabelecer parcerias com a iniciativa privada para que os vendedores possam fomentar seus pequenos comércios.

“Com a parceria entre poder público, entidade representativa da categoria e instituição financeira, a ação reforça o compromisso com a inclusão produtiva e o apoio ao empreendedorismo local, contribuindo para a dinamização da economia e a valorização do comércio informal em Manaus”, explicou Costa.

O presidente da Associação dos Trabalhadores do Comércio Informal, Marquinho Maia, destacou que o acesso à linha de crédito vai permitir que o empreendedor invista em mercadorias visando datas comemorativas e também produtos relacionados à Copa do Mundo. 

“O empreendedor vai acessar essa linha de crédito e vai poder investir em mercadoria, em equipamentos para seu ambiente de negócios e isso traz valorização, retorno e investimento na cidade. É um ano que terá Copa do Mundo e eles poderão investir em mercadorias voltadas para a Copa, valorizando ainda mais o comércio”, disse.    

Maria Aparecida da Silva, vendedora do comércio informal que trabalha com a venda de biquínis, teve o pré-cadastro aprovado e afirmou estar muito feliz com a oportunidade de acesso ao crédito, que será pago em prestações acessíveis.

“Estou muito interessada nessa linha de crédito. Vai me ajudar a melhorar minha banca, investir em mais produtos e dobrar minha renda. Com isso, conseguirei pagar o empréstimo”, concluiu.

—– —- —-

Texto – Polyana Brelaz / Semacc
Fotos – Antonio Pereira/Semcom 

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus avança com ‘Asfalta Manaus’ nas zonas Centro-Sul e Centro-Oeste

Victória Farias

Prefeitura de Manaus conclui estudo que vai aprimorar política de saúde bucal

victoria Farias

Prefeitura de Manaus acompanha evolução das obras no ‘Local Casa de Praia’

Victória Farias