A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), está seguindo o Plano de Sinalização Viária de Verão, uma iniciativa que visa melhorar a sinalização em diversas vias da cidade, garantindo mais segurança para motoristas e pedestres.
A área central tem recebido atenção especial. Cruzamentos importantes como avenida Getúlio Vargas com avenida Leonardo Malcher e rua 10 de Julho, ambos no Centro, receberam marcações de áreas de conflito, faixas de pedestres, linhas brancas seccionadas e linhas de retenção.
Além disso, a avenida Ipixuna, entre a avenida Duque de Caxias e a rua General Glicério, no bairro Praça 14 de Janeiro, zona Sul, foram aplicadas sinalizações horizontais de linha amarela simples seccionada e vertical de proibido estacionar. O mesmo ocorre no trecho entre a rua General Glicério e a avenida Duque de Caxias.
“O planejamento do prefeito David Almeida é claro: manter a segurança nas vias e nos corredores viários. Estamos trabalhando arduamente para garantir que a mobilidade urbana em Manaus seja cada vez mais segura e eficiente. Este plano é uma resposta direta às demandas da população, que deseja por vias mais organizadas e seguras. A sinalização viária é um pilar fundamental nesse processo de prevenção de acidentes”, destacou o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique.
A sinalização viária também tem sido intensificada nas demais zonas da cidade. Na zona Sul, avenida Rodrigo Otávio, próximo à feira municipal do Japiim e a rua Benjamin Constant, no bairro Petrópolis, receberam setas de direção, linhas brancas seccionadas e faixas de pedestres.
Na zona Leste, as rotatórias do São José e do Coroado foram sinalizadas com linhas brancas seccionadas. Já na zona Centro-Oeste, a rua Alfredo Valois e a rua Campo Grande, no bairro Redenção, foram contempladas com faixas de pedestres e linhas de retenção. E na zona Centro-Sul, a rua Argentina, que cruza com as ruas Itália e Noruega, no bairro Flores, recebeu faixas de pedestres e linhas seccionadas brancas para formar as pistas de circulação.
As sinalizações vertical e horizontal de trânsito são essenciais para a organização e segurança nas vias urbanas e rodoviárias. Elas orientam, informam e regulamentam o comportamento de motoristas e pedestres, garantindo um fluxo contínuo e seguro. Além disso, essas sinalizações minimizam riscos de acidentes e conflitos, proporcionando uma convivência harmoniosa entre todos os usuários da via.
“As sinalizações aplicadas são fundamentais para a segurança viária. E o programa de sinalização não para por aqui. Continuaremos com nosso compromisso de tornar as vias de Manaus cada vez mais seguras para todos. Com essas ações, Manaus reforça seu compromisso com a segurança e a mobilidade urbana, beneficiando todos os usuários das vias”, ressaltou o diretor de engenharia do IMMU, Uarodi Guedes.
Fotos – Divulgação / IMMU