Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus inicia ‘Capacitação em Turismo de Base Comunitária’ no bairro Colônia Antônio Aleixo

Prefeitura de Manaus , por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), deu início, nesta terça-feira, 15/7, ao programa de “Capacitação em Turismo de Base Comunitária”, com a realização de cursos de Desenvolvimento e Capacitação. A formação ocorre no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste da capital, e segue até o dia 1º/8, das 18h às 21h, na sede do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan).

Esta é a primeira etapa do programa de “Capacitação em Turismo de Base Comunitária”, que ao todo abrangerá três comunidades, somando 270 horas de formação e beneficiando aproximadamente 300 pessoas. As próximas turmas aconteceram no Centro Histórico de Manaus, de 5 a 22 de agosto, e na comunidade do Livramento, na RDS Tupé, de 1º a 19 de setembro.

O diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, destacou a importância do programa como uma estratégia de transformação social e desenvolvimento sustentável.

“O turismo de base comunitário é uma das formas mais sustentáveis de promover o desenvolvimento, renda e pertencimento nas comunidades. Com esse projeto, estamos investindo diretamente nas pessoas, que são o principal patrimônio cultural e humano da nossa cidade. É uma ação estratégica e transformadora”, afirmou.

Já o diretor de turismo da Manauscult, Oreni Braga, reforça que a iniciativa está alinhada às diretrizes do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2025.

“Essa capacitação desempenha um papel essencial ao qualificar os espectadores locais do turismo, promovendo a inclusão, a inovação e o empreendedorismo. Estamos valorizando a identidade cultural das comunidades e preparando-as para receber visitantes de forma autêntica e profissional”.

Moradora do bairro Colônia Antônio Aleixo e a participante do curso, Mirian Fernandes relataram o entusiasmo com a oportunidade.

“Sempre sonhei em trabalhar com turismo, mas não sabia por onde começar. Essa formação veio na hora certa, pois eu nunca fiz nenhum curso. Então, eu agradeço muito a chegada desses cursos no nosso bairro. A gente aprende sobre o que é nosso, sobre o que temos aqui na comunidade. É uma chance real de mudança”, comemorou.

Capacitação

A capacitação, voltada para jovens e adultos da comunidade, é gratuita e oferece 90 horas de formação com foco em temas estratégicos para o fortalecimento do turismo local. Os participantes terão acesso a três cursos formativos. O primeiro vai abranger Desenvolvimento e Capacitação do Ecossistema do Turismo Local, com os módulos: Mercado do Turismo na Amazônia e Ética na Comunicação; Boas Práticas e Manipulação de Alimentos; Desenvolvimento do Ecoturismo para a Comunidade Local e Definição e Criação de Roteiros Turísticos Locais.

Já o segundo será Empreendendo no Turismo, com os módulos: Mentalidade Empreendedora; Excelência no Atendimento ao Turista com Enfoque na Acessibilidade e Planejamento Estratégico para Negócios Locais. E o terceiro, de Inclusão Digital e Marketing Pessoal, com os módulos: Como Crescer nas Redes Sociais em 2025; Marketing Pessoal e Marketing para Negócios Locais.

A ação também conta com o apoio do Morhan, parceiro na promoção da inclusão social e na articulação comunitária em territórios com potencial turístico. Com a proposta de formar agentes locais capazes de atuar com autonomia e consciência ambiental, o curso busca fortalecer o ecossistema do turismo comunitário, ampliar a geração de renda e contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades envolvidas.

— — —

Texto – Jéssica Trajano /Manauscult

Fotos – Thelson Souza /Manauscult

Post Relacionado

Produtores rurais estimam barateamento de produção agrícola após novo pavimento no ramal do Ipiranga

blitzamazonico

Equipes da prefeitura reforçam trabalhos de infraestrutura no bairro Lírio do Vale

victoria Farias

Sindicato dos Rodoviários e Sinetram discutem reajuste salarial dos profissionais do transporte coletivo em encontro na sede do IMMU

victoria Farias