Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus firma parceria com a FUnATI para fortalecer ações em prol da qualidade de vida da pessoa idosa

Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), oficializou, nesta terça-feira, 5/8, um Termo de Cooperação Técnica com a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), com objetivo de implementar ações conjuntas nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e assistência, voltadas ao fortalecimento da qualidade de vida e do envelhecimento ativo das pessoas idosas acolhidas na Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) da FDT. 

Durante o evento, o diretor-presidente da FDT, Eduardo Lucas, destacou que a cooperação integra o programa “Cuidar Mais 60+”, iniciativa estratégica da gestão municipal que busca aprimorar a atenção institucional à pessoa idosa.

“Este termo de cooperação é mais do que um documento é um pacto por um cuidado mais humano, qualificado e contínuo. A FUnATI é uma instituição referência no Amazonas, quando se trata de envelhecimento e cuidado com a pessoa idosa. Unir forças com a instituição potencializa o trabalho da prefeitura dentro do programa ‘Cuidar Mais 60+’, especialmente nas áreas de capacitação e produção de conhecimento”, afirmou Lucas.

Ainda segundo o presidente, o foco principal são os idosos institucionalizados na FDT e os profissionais que atuam diretamente com esse público. “Conforme determinado pelo prefeito David Almeida nosso objetivo é capacitar continuamente servidores, cuidadores, pesquisadores e demais colaboradores para que possamos oferecer um cuidado cada vez mais ético, técnico e afetuoso aos nossos residentes”, completou. 

Já o reitor da FUnATI, doutor Euler Ribeiro, celebrou a formalização da parceria com a prefeitura, ressaltando a importância de integrar conhecimento científico com a prática do cuidado.

“Essa união representa o melhor do serviço público, instituições que se dedicam, com seriedade e respeito, à população idosa. A FUnATI entra com sua expertise acadêmica e coloca à disposição mais de 40 cursos de extensão voltados ao público idoso e à formação de profissionais. Estamos prontos para contribuir com o fortalecimento do envelhecimento ativo e da valorização da pessoa idosa em Manaus”, declarou o reitor.

A assinatura do termo consolida a articulação entre as políticas públicas municipais de atenção à pessoa idosa e o papel formador da FUnATI, abrindo novas possibilidades para projetos interinstitucionais, intercâmbio de saberes e práticas mais humanizadas no cuidado ao envelhecer.

Texto – Fábio Simões/FDT

Foto – Clóvis Miranda/Semcom

Post Relacionado

Escola da Prefeitura de Manaus recebe projeto de saúde mental

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus autua mais 1,2 mil motoristas por uso irregular de vagas especiais

victoria Farias

Prefeitura de Manaus abre pontos fixos para vacinação antirrábica que funcionarão até 31/12

Victória Farias