A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Manaus Esporte (FME), realizou nesta quinta-feira, 16/2, a entrega de equipamentos esportivos para cinco projetos sociais do bairro Compensa, zona Oeste da capital amazonense, denominado “Esporte na Comunidade”, que tem o objetivo de incentivar a prática esportiva em todas as zonas da cidade.
O “Esporte na Comunidade” já conta com centenas de jovens e crianças beneficiadas e com o apoio do prefeito David Almeida e do diretor-presidente da FME, Aurilex Moreira, a expectativa é de atender mais 67 projetos cadastrados até o final do ano.
Os beneficiados foram: Projeto Deus Escolheu Você, Projeto Sociedade Betel, Projeto Desbravadores, Projeto Força Jovem Universal e Clube de Desbravadores. As crianças e jovens receberam equipamentos esportivos como bolas, coletes, redes, cones e medalhas.
A entrega dos materiais aconteceu no Núcleo de Esportes Dom Jackson, localizado na rua Luiz Vaz de Camões. Para a coordenadora do espaço, Dirce Lobo, o programa surgiu para viabilizar sonhos de crianças e jovens, que vivem da prática esportiva.
“Estamos muito felizes com essa iniciativa da Prefeitura de Manaus, no sentido de incentivar o esporte comunitário. Sabemos da importância da prática esportiva na qualidade de vida das pessoas. Seguimos num árduo trabalho por aqui, de oferecer essas atividades à população, de maneira gratuita. O programa veio abrilhantar a iniciação esportiva na comunidade, para que possamos transformar nossos jovens, fazer com que eles tenham um futuro melhor”, disse.
O “Esporte na Comunidade” alcança projetos sociais de todas as zonas da cidade, e as primeiras entregas de equipamentos estão sendo feitas por etapas. O coordenador do projeto, Roberto Dinamite, relatou a satisfação com o andamento sendo realizado com sucesso.
“É mais um dia muito especial, saber que com materiais esportivos estamos atingindo todas as zonas da cidade, beneficiando dezenas de crianças. Na nossa primeira entrega beneficiamos mais de 900 jovens nas zonas Leste e Norte. Na entrega do bairro Redenção, foram mais de 350. Hoje, aqui na Compensa, nossa meta é chegar a mais de 500 beneficiados com o projeto, e vem muito mais por aí”, ressaltou.
Com mais de 42 projetos cadastrados no banco de dados, a entrega dos equipamentos tem sido o pontapé das atividades do projeto “Esporte na Comunidade” em 2023.
O coordenador do projeto Clube de Desbravadores, Lucas Souza, detalhou o passo a passo de como conseguiu estar apto para receber os materiais, que vão auxiliar nas atividades que lidera.
“Até nos surpreendemos quando recebemos a oportunidade de sermos contemplados com esse kit. Prontamente fizemos o ofício, preparamos todo o portfólio do trabalho que fazemos com as crianças. Fomos até a FME e o diretor Roberto nos atendeu superbem. Em 25 anos de projeto, é a primeira vez que alguém nos doa, nos ajuda com equipamentos para que possamos melhorar nossas atividades, que acontecem todos os domingos pela manhã, faça chuva ou faça sol”, concluiu.