Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus encerra participação no C40 e FNP e reforça integração entre florestas, cidades e pessoas durante o Pacto Canopy

Prefeitura de Manaus encerrou, nesta quarta-feira, 5/11, sua participação na 88ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e na Cúpula Mundial de Prefeitos do C40, realizadas no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro.

O evento, que reuniu prefeitos, secretários e representantes de instituições nacionais e internacionais, consolidou compromissos conjuntos em sustentabilidade, adaptação climática e financiamento verde, encerrando as discussões com o painel do Pacto Canopy, uma iniciativa global que conecta florestas, cidades e pessoas em uma política integrada de natureza e clima.

Representando o prefeito David Almeida, o subsecretário-executivo de Projetos, Antônio Stroski, e o analista da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Deyvson Braga, acompanharam as atividades do último dia de programação. Ambos participaram, no período da tarde, da sessão do Pacto Canopy, e seguirão, à noite, para o jantar de encerramento do encontro, que marca a conclusão oficial da agenda do C40 e da FNP no Brasil.

“As intervenções urbanas devem considerar toda a população. A responsabilidade não se restringe apenas aos moradores das áreas ribeirinhas, mas a todos que vivem nas bacias hidrográficas. A máxima ‘o caminho do lixo é o caminho das águas’ ilustra a conexão direta entre as ações individuais e a qualidade dos recursos hídricos”, destacou Antônio Stroski, ao representar Manaus na plenária final.

Manaus foi uma das cidades-piloto do Projeto Generation Restoration, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), que trata da restauração de ecossistemas urbanos e da resiliência climática das cidades.

Durante o evento, Stroski apresentou experiências do município em infraestrutura verde, revitalização de espaços naturais e proteção dos igarapés, com destaque para: o sistema de ecobarreiras que impede que cerca de 300 toneladas de lixo por mês cheguem ao rio Negro; o reflorestamento urbano, com mais de 500 mil mudas nativas produzidas e plantadas; e o Plano Municipal de Ação Climática, desenvolvido em parceria com o Banco Mundial e a IFC.

As ações apresentadas integram o livro “Manaus Rumo à COP30 – Sustentabilidade”, que consolida as iniciativas municipais voltadas à proteção da natureza, mobilidade verde e gestão integrada dos recursos hídricos.

Esses projetos reforçam o compromisso da gestão do prefeito David Almeida em fazer de Manaus um modelo amazônico de sustentabilidade urbana e governança climática, conectando políticas de floresta, água e cidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

“Manaus atua de forma integrada, conectando florestas, água e pessoas em uma agenda urbana que valoriza a vida e prepara a cidade para os desafios da próxima década climática”, concluiu Stroski.

— — —

Texto – Emanuelle Baires / Semcom-Prefeito

Fotos –  Deyvson Braga / Semmas

Post Relacionado

Prefeitura inicia atividades no Parque Municipal do Idoso no dia 7/2

victoria Farias

Prefeitura ultrapassa marca de 3,5 milhões de metros quadrados de novos alvarás de construção em setembro

victoria Farias

Prefeitura de Manaus promove ’Sine nos Bairros’ em três pontos da zona Leste

victoria Farias