Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus e CAU-AM assinam termo de cooperação técnica para fortalecer urbanismo

Em mais um passo importante para o fortalecimento das políticas de urbanismo e arquitetura na capital amazonense, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU-AM) assinaram, na quinta-feira, 31/7, um termo de cooperação técnica com vigência de 24 meses.

O documento é estratégico para unir a capacidade técnica e fiscalizatória do conselho à atuação do instituto no planejamento e gestão urbana de Manaus, uma cidade-metrópole com mais de 2 milhões de habitantes.

A parceria fortalece o compartilhamento de informações, a execução conjunta de ações de fiscalização e capacitação, e fomenta projetos e concursos que elevam a qualidade arquitetônica e urbanística da cidade. Além disso, contribui para ampliar a Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (Athis), garantindo que o desenvolvimento urbano esteja alinhado à legislação, às boas práticas profissionais e às necessidades da população.

Parceria

Para o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, a parceria une o conhecimento técnico e acadêmico à gestão pública, ampliando o alcance e a qualidade dos projetos urbanos. “Esse termo é muito importante, que une esforços da academia e da entidade representativa dos arquitetos e urbanistas ao trabalho do Implurb. É fundamental para produzirmos ações que alavanquem e melhorem a cidade de Manaus”, destacou Valente.

O presidente do CAU-AM, Fabrício Santos, reforçou o compromisso da categoria com o desenvolvimento da capital e a relevância da parceria para atender às demandas crescentes do município.

“Não é apenas uma assinatura, mas a reafirmação do compromisso dos arquitetos e urbanistas em apoiar tecnicamente o Implurb, cumprindo suas atribuições. Acreditamos que esse apoio é fundamental para termos uma cidade com mais qualidade projetada, com maior cuidado na parte urbana e habitacional. Obrigado também pela disponibilidade e que a gente possa seguir essa parceria por muitos longos anos”, afirmou Santos.

O termo, formalizado com base na Lei nº 14.133/2021 e no Decreto nº 11.531/2023, será executado conforme plano de trabalho acordado entre as instituições e representa um marco para a integração de esforços em prol de uma Manaus mais planejada, inclusiva e sustentável.

Texto – Claudia do Valle/ Implurb

Foto – Valdo Leão/ Semcom

Post Relacionado

Contribuintes têm até 30 de novembro para solicitar créditos da Nota de Serviço para abatimento no IPTU 2025

blitzamazonico

Empreendimentos multifamiliares de interesse social tiveram alta de 16% na Prefeitura de Manaus

blitzamazonico

Prefeito apresenta avanços na infraestrutura, saúde, educação e meio ambiente em Manaus

blitzamazonico