Aproveitando a campanha do “Outubro Rosa”, a Prefeitura de Manaus aborda o câncer de mama, no novo episódio do podcast “Bora Falar de Saúde?”, produzido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O programa já está no ar, nas principais plataformas de conteúdo digital e no canal oficial da secretaria, no YouTube.
Para discutir aspectos relacionados à prevenção e ao tratamento desse câncer, que é o mais prevalente no país e o segundo no ranking do Amazonas, foram convidados o médico mastologista Luciano Brandão, especialista em Mastologia e Ginecologia Oncológica pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e em cirurgia oncoplástica e reconstrutiva pelo Instituto Europeu de Onvologia de Milão, Itália; e a enfermeira Lúcia Freitas, graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e especialista em Medicina de Família e Comunidades.
O médico atua no Serviço de Diagnóstico de Mama (SDM), da policlínica municipal Castelo Branco, e Lúcia, chefia a Divisão de Saúde da Mulher, da Semsa.
Com uma hora de bate-papo, mediado pela secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, médica e também especialista em Medicina de Família e Comunidades, os dois profissionais abordaram desde a predisposição genética para a doença e os riscos evitáveis, até a importância da realização periódica de exames clínicos e laboratoriais, com destaque para a avaliação dos resultados.
A interferência ou não do uso de anticoncepcionais, próteses mamárias e amamentação no desenvolvimento do câncer de mama também foram abordados durante o programa, assim como a manifestação da doença, mesmo em mulheres fora da faixa etária de maior risco – dos 50 aos 69 anos – e fora dos grupos expostos a hábitos, como sedentarismo e tabagismo.
O podcast “Bora Falar de Saúde?” é produzido pela Diretoria de Comunicação da Semsa, como estratégia de informação e discussão sobre temas relevantes da saúde pública. “O podcast integra as ações de comunicação do plano municipal de saúde e, com ele, a Semsa pretende difundir conhecimentos que levem aos hábitos saudáveis e à prevenção de doenças, que são exatamente o foco da Atenção Primária à Saúde”, destaca Shádia Fraxe.
O episódio sobre o câncer de mama é o sexto a ser veiculado. Já foram ao ar programas sobre hanseníase, poliomielite, amamentação, sífilis e pré-natal. Todos podem ser acessados pelos principais tocadores de podcast, com Spotify e Deezer e pelo canal @SemsaManausOficial, no YouTube.
Além das questões de prevenção e assistência, o câncer de mama será abordado em um segundo episódio sobre o tema, a ser exibido no mês de novembro, valorizando, dessa vez, a perspectiva de quem recebeu o diagnóstico da doença.
Foto – Divulgação / Semsa