A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), desobstruiu 1.582 bueiros em 287 vias, conforme informações da subsecretaria de Serviços Básicos. O relatório se refere ao período do mês de agosto. O serviço é realizado como forma de prevenção aos alagamentos, às enchentes e até deslizamentos de encostas.
As redes de drenagem possuem o sistema capaz de receber e transportar as águas das chuvas, por meio de tubulações conectadas, enquanto as caixas coletoras, os “bueiros”, são a porta de entrada para escoar corretamente essas águas.
O subsecretário da Seminf, Efrain Aragão, ressalta a importância de manter esses equipamentos limpos, de modo que se evite a obstrução das redes de drenagem e o rompimento das tubulações.
“É assim que evitamos os alagamentos. Infelizmente, ainda é grande o número de lixo descartado irregularmente nas ruas e que são arrastados para o interior das tubulações da prefeitura, causando muitos transtornos. São embalagens, sacolas plásticas, garrafas PET, copos descartáveis e muitos outros objetos que se amontoam, bloqueando a passagem da água e comprometendo a vazão do sistema de drenagem. A determinação do prefeito David Almeida e do secretário Renato Junior é para atuarmos, frequentemente, na prevenção, promovendo ações de desobstrução e limpeza das redes de drenagem”, afirma.
Diariamente, os 17 distritos de obras da Seminf atuam com o auxílio de caminhão hidrojato, para fazer a sucção de todo o lixo acumulado.
A população pode fazer parte da ação, contribuindo com o descarte correto de lixo, evitando descartar entulho nas vias públicas, córregos, terrenos, bueiros e encostas.
Embalar corretamente o lixo em sacolas resistentes, bem fechadas e de tamanho adequado evita que elas se abram e espalhem o lixo nas vias públicas. Ficar atendo ao horário da coleta de lixo, para evitar a exposição prolongada nas lixeiras e a ação de animais na violação dos sacos.
A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) coleta, diariamente, lixo e resíduos das ruas, dos rios e igarapés. Em média, por mês, são recolhidas aproximadamente 600 toneladas de lixo dos igarapés em um trabalho que mobiliza quase mil servidores, distribuídos por todas as zonas da capital amazonense.
Pelo disk-limpeza, nos números (92) 98401-2542 e 98842-4738, o cidadão consegue solicitar o serviço, além do serviço agendado de coleta de grandes objetos, como sofá, cama, fogão, entre outros, por meio dos números (92) 98415-9563 e 98459-5618.
Fotos – Márcio Melo / Seminf