A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), realizou, nesta sexta-feira, 4/7, uma grande operação de combate às lixeiras irregulares em toda a cidade. Mesmo com a chuva forte que persistiu ao longo do dia, as equipes da secretaria atuaram em ritmo intenso e procuraram desarticular mais de 20 pontos de descarte irregular de lixo, localizados nos bairros das zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro-Oeste.
Foram atendidas localidades como Alvorada, Jorge Teixeira, João Paulo, Japiim, Planalto, conjunto Manauara 1, Mutirão, São Francisco, Colônia Antônio Aleixo, Tancredo Neves, conjunto Viver Melhor, Raiz e Petrópolis. Além da remoção dos resíduos, as equipes da Semulsp também realizaram ações de conscientização com moradores, distribuindo material didático com informações sobre coleta seletiva, sustentabilidade, canais de atendimento da secretaria, horários de coleta domiciliar e os impactos ambientais e à saúde provocados pelo descarte incorreto.
“Nossa luta contra as lixeiras irregulares é diária. Mesmo com chuva, a Semulsp está nas ruas, limpando a cidade, orientando a população e mostrando que esse problema só será vencido com o envolvimento de todos. Quem ama Manaus cuida. O lixo que vai para o chão volta para nossa porta em forma de alagamento, mosquito e doença”, destacou o titular da Semulsp, Sabá Reis.
Em diversos pontos da cidade, os moradores agradeceram a ação da Prefeitura e reforçaram o apelo por mais fiscalização e conscientização.
“Esse lixo aqui incomodava demais. A gente limpa, mas tem sempre alguém que joga de novo. Agora, com esse trabalho da Prefeitura, tomea que o pessoal se conscientize”, disse a moradora do bairro São Francisco, Lucilene Batista.
Lixeira viciada
Um dos destaques da operação foi a desarticulação de uma lixeira crônica no bairro São Francisco, zona sul da cidade. O local, que há anos vinha sendo utilizado como ponto irregular de descarte, começou a ser limpo ainda na noite de quinta-feira, 3/7, e na madrugada de sexta.
Na manhã desta sexta-feira, uma equipe da Comissão Especial de Divulgação e Orientação sobre a Política de Limpeza Urbana (Cedop), da Semulsp, iniciou uma transformação da área. Está sendo implantado no local um jardim comunitário e instalado dois coletores adequados para resíduos, com o objetivo de inibir a reincidência do descarte irregular e promover o uso consciente do espaço.
Foto – Ascom / Semulsp