Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus dá início à vacinação contra a Influenza e multivacinação infantil

Com a meta de imunizar mais de 500 mil pessoas, a Prefeitura de Manaus deu início, nesta segunda-feira, 13/11, à vacinação contra Influenza (gripe) na capital. A vacina estará disponível até o dia 15 de dezembro para 18 grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS). No mesmo período, o município realiza a multivacinação infantil visando promover a atualização vacinal de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos.

As duas estratégias de imunização são coordenadas e executadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que manterá abertas 167 unidades para atendimento ao público, com dias e horários disponíveis no link https://bit.ly/SalasVacinaManaus. Para receber a vacina, os usuários devem apresentar CPF ou o Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS) e, no caso das crianças e adolescentes, a caderneta de vacinação.

Durante a abertura oficial da ação, na Unidade de Saúde da Família (USF) Amazonino Mendes, no bairro Lago Azul, zona Norte de Manaus, a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, enfatizou que este é o primeiro ano em que a imunização contra a Influenza é realizada no segundo semestre do ano na região Norte. “A mudança no calendário anual do Ministério da Saúde atende a uma antiga reivindicação dos Estados desta região, que vivem o período de chuvas e umidade, com maior risco de transmissão da gripe, entre os meses de novembro e abril, ao contrário das demais regiões do país”, afirmou.

A secretária informou que os grupos prioritários para a vacinação contra a Influenza incluem crianças com idade de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); indígenas, a partir dos 6 meses de idade; idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; e professores do ensino básico e superior. Juntos, eles somam 567.752 pessoas e a meta da Semsa é vacinar 90% dessa população.

“Além desses, temos outros 11 grupos prioritários, embora para estes o Ministério da Saúde não estabeleça meta de vacinação”, explica Shádia.

Os grupos são os de pessoas com deficiência permanente; pessoas em situação de rua; forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; pessoas privadas de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional; e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas. “Em relação a todos, o objetivo da prefeitura é vacinar o maior número possível de pessoas”, enfatizou a secretária.

Primeiras doses

Abrindo oficialmente a vacinação contra a Influenza, no início da manhã, Marlene Miranda, de 75 anos, moradora do conjunto Viver Melhor 2, no bairro Lago Azul, foi a primeira usuária a ser vacinada. A dose foi aplicada pela gerente de Imunização da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes, acompanhada da secretária Shádia Fraxe e do subsecretário de Gestão da Saúde, Djalma Coelho.

Animada e garantindo que não perde a oportunidade de se vacinar todos os anos, Marlene deixou um recado para os demais idosos. “Temos que nos cuidar, temos que nos exercitar e nos alimentar bem para manter a saúde, porque sem saúde a gente não vai a lugar nenhum”, disse.

Após a idosa, foram vacinadas uma gestante e uma indígena, como representação dos grupos prioritários da ação. A vacina utilizada é a Influenza trivalente, que previne complicações e óbitos decorrentes da doença e pode ser administrada junto com outras vacinas do calendário básico.

Recebendo a vacina pela primeira vez por integrar o grupo das grávidas, Rebeka Campos, de 17 anos, ressaltou a importância da vacina contra a gripe para ela e para o bebê que espera. Aos seis meses de gestação, a adolescente assegura que segue as recomendações de vacinação e que, com o filho, não será diferente. “É importante garantir essa proteção. Por isso, estou aqui”.

A terceira usuária vacinada foi a indígena da etnia Kokama Nelsilene Lopes de Almeida, que também é agente de saúde indígena. Pertencente a duas categorias prioritárias para a vacinação e responsável pelo acompanhamento da saúde em comunidades indígenas, a servidora da Semsa disse que o trabalho para manter crianças, adultos e idosos indígenas não aldeados protegidos contra doenças imunopreveníveis é constante e, às vezes, difícil.

“Sempre procuramos mostrar que é importante que todos estejam imunizados, para evitar as doenças que circulam na área urbana. A gente orienta que procurem as unidades de saúde não apenas para se vacinar, mas também para outras ações de atenção primária à saúde, para prevenir doenças de modo geral”, observou a agente.

Multivacinação infantil

Shádia Fraxe convocou a população para comparecer aos pontos de vacinação, destacando que, durante o mesmo período da ação contra a Influenza, de 13/11 a 15/12, a Semsa promove também multivacinação infantil, voltada para crianças e adolescentes em atraso com as doses do calendário infantil. “Estamos aproveitando para chamar os pais a atualizar a caderneta de vacina dos seus filhos. Além da vacina contra a Influenza, temos outros 17 imunobiológicos à disposição do público infantil, tanto na área urbana quanto na área rural de Manaus”.

A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, informou que na multivacinação infantil serão oferecidas todas as vacinas recomendadas para o público de 0 a 14 anos: BCG, Hepatite B, Poliomielite VIP, Poliomielite VOP, Rotavírus, Pentavalente (DTP + HIB + HB), Pneumocócica 10-valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), DTP (Difteria, Tétano e Coqueluche), DT (Difteria e Tétano), Papilomavírus Humano, Varicela, Hepatite A, Meningocócica ACWY, e dTPa (adolescentes grávidas).

Isabel destaca que durante a ação, as crianças a partir de 6 meses também podem ser vacinadas contra a Covid-19. “As vacinas serão aplicadas de acordo com o calendário básico do Ministério da Saúde e é importante que os pais aproveitem esse período que antecede a matrícula escolar para atualizar as cadernetas, facilitando depois a emissão da declaração de vacinação solicitada pelas escolas”.

Todas as vacinas estão disponíveis nos 167 pontos municipais, à exceção da BCG, disponível apenas nas unidades listadas no link https://bit.ly/SalasBCGManaus.

Além das unidades fixas, equipes de todos os distritos de saúde urbanos – Norte, Sul, Leste e Oeste – e do distrito de saúde rural estarão nas ruas realizando busca ativa de não vacinados. A Semsa também irá em domicílio vacinar contra a gripe os usuários acamados que estejam cadastrados.

As pessoas nessa condição que ainda não têm cadastro e as que precisam alterar dados como endereço ou telefone devem entrar em contato com os distritos de saúde do seu local de moradia, por meio dos seguintes números: 99989-2142 (Norte), 98842-8346 (Sul), 98842-8406 (Leste), 98802-4713 (Oeste) ou 98842-5959 (Disque Saúde), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

No dia 25 de novembro será realizado o Dia D de vacinação contra a Influenza e de multivacinação infantil, com uma estratégia diferenciada para ampliar o acesso dos usuários às vacinas oferecidas.

Foto – Artur Barbosa / Semsa

Post Relacionado

’Asfalta Manaus’ chega ao Centro com trabalhos noturnos

victoria Farias

Prefeitura de Manaus lança biblioteca digital para servidores da Procuradoria Geral do Município

Patrick da Silva FARIAS

Prefeitura realiza limpeza e desobstrução de bueiros entupidos em bairros da zona Norte

EDI FARIAS