A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), concluiu o levantamento de dados da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal Brasil (SB-Brasil), referentes ao período de 2021-2022. O levantamento de informações, que em Manaus contemplou 1.400 participantes, é um passo essencial para mostrar o perfil epidemiológico da saúde bucal da população na capital.
Pesquisa nacional realizada pelo Ministério da Saúde em colaboração com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a SB-Brasil tem o objetivo de aperfeiçoar as políticas públicas na área da saúde bucal a partir do diagnóstico das principais demandas da população. Na capital, que foi uma das 12 cidades amazonenses selecionadas para compor o estudo, a pesquisa iniciou em março de 2022 e foi concluída em julho de 2023.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, parabeniza o esforço das equipes para a viabilização do estudo, que é essencial para orientar as ações de saúde a serem realizadas pela Semsa. “Em Manaus, tivemos 11 equipes formadas por Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), Técnicos ou Auxiliares em Saúde Bucal (TSB/ASB) e Cirurgiões-Dentistas (CD), que fizeram e analisaram a coleta de informações. Foi um esforço concentrado para realizar um bom levantamento”, salienta.
Pesquisa
A coleta de dados investigou problemas bucais como: cáries, necessidade de próteses dentárias, doenças periodontais, condições de oclusão e traumatismo dentário, dentre outros, nas idades-índices de 5 e 12 anos e nos outros grupos etários 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos.
A gerente de Saúde Bucal da Semsa, Cláudia da Silva Carvalho, explica que o levantamento foi realizado em 35 setores censitários das zonas geográficas Norte, Sul, Leste e Oeste. A primeira etapa do trabalho foi feita pelos ACSs, que fizeram o contato inicial com os moradores.
“A partir desse primeiro contato com os moradores e com o consentimento deles, os ACSs coletaram informações como nome completo, endereço e telefone para contato. Após esse encontro, uma nova visita foi realizada para que o exame epidemiológico da cavidade bucal fosse realizado. Esse exame possibilitou a identificação das demandas prioritárias da população”, assinalou.
A Pesquisa Nacional de Saúde Bucal do Brasil tem por objetivo orientar ações de promoção, prevenção, recuperação, manutenção e reabilitação da saúde bucal dos brasileiros, reafirmando os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).
O projeto SB Brasil 2020 foi um levantamento epidemiológico de base nacional, que integra a estratégia de vigilância em saúde, com o objetivo de analisar a situação da população brasileira com relação à cárie dentária, às doenças da gengiva, necessidades de próteses dentais, condições da oclusão (mordida) e ocorrência de dor de dente, dentre outros aspectos.
“Essas informações são fundamentais para o planejamento de ações de prevenção e tratamento por parte dos municípios e também pelo Ministério da Saúde. Esses dados fundamentam uma base importante para a vigilância da Saúde Bucal”, assinala a cirurgiã-dentista Shirley Passos, técnica da Gerência de Saúde Bucal da Semsa.
Fotos – Divulgação / Semsa