Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus celebra mês do patrimônio histórico com debates e valorização da cultura local

A capital amazonense está mergulhada nas celebrações do “Mês do Patrimônio Histórico e Cultural”, com uma programação que reforça a importância da preservação das raízes arquitetônicas, sociais e imateriais da cidade. E, nesta sexta-feira, 22/8, no Casarão da Inovação Cassina, no Centro, a Prefeitura de Manaus marcou presença na programação do “Andanças do Patrimônio”, iniciativa de construção participativa do Plano Nacional Setorial do Patrimônio Cultural, com coordenação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Amazonas (Iphan-AM) e do Ministério da Cultura.

O evento reúne especialistas, gestores e representantes da sociedade civil para discutir o novo marco regulatório do Sistema Nacional de Patrimônio, ampliando a percepção e o alcance das riquezas culturais brasileiras.

“Participamos do evento do Ministério da Cultura e do Iphan-AM, o ‘Andanças do Patrimônio’, encontro extremamente importante para ampliar a percepção e a preservação do patrimônio arquitetônico, histórico, social e cultural. Este é mais um trabalho que a Prefeitura de Manaus participa, se integra com o Iphan, a Secretaria de Estado de Cultura e o Ministério da Cultura. É a defesa e a divulgação das nossas essências, das nossas raízes, sejam elas arquitetônicas, culturais, gastronômicas e imateriais”, destacou o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Carlos Valente.

Além dos debates técnicos, o mês do patrimônio também marca um momento histórico para a cultura popular. O complexo cultural dos bois de Manaus será certificado, oficialmente, como patrimônio cultural da cidade, fortalecendo ainda mais a identidade local e valorizando tradições que atravessam gerações.

Atividades

“Agosto é o mês do patrimônio e diversas atividades integram a nossa programação. Hoje, discutimos o Sistema Nacional, essencial para elaborar um novo marco regulatório, mas também celebramos nossa cultura viva. Nesta tarde, faremos a certificação dos bois de Manaus como patrimônio cultural, entregando para cada bumbá este reconhecimento e valorização”, afirmou a superintendente do Iphan-AM, Beatriz Calheiro.

Com ações que unem debate, preservação e reconhecimento, o mês do patrimônio reforça o compromisso de Manaus em preservar sua memória, proteger seu legado e projetar suas riquezas culturais para o futuro.

Texto – Cláudia do Valle/Implurb

Foto – Divulgação/Implurb

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus entrega mais R$ 200 mil em prêmios aos ganhadores do oitavo sorteio da campanha Nota Premiada

victoria Farias

Prefeitura de Manaus promove treinamento para aprimorar qualidade de vida no trabalho

victoria Farias

Prefeitura irá implantar semáforos inteligentes nas principais vias de Manaus

Victória Farias