Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus avança com pavimentação de ladeiras no ramal Rio Branquinho

Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), intensifica os trabalhos no ramal Rio Branquinho, localizado no km 67, da BR-174, com a pavimentação de ladeiras que antes dificultavam a mobilidade e o escoamento da produção agrícola. Nesta terça-feira, 19/8, chegou a sete, o número de vias deste tipo já contempladas com terraplanagem e aplicação de asfalto, garantindo mais segurança, dignidade e qualidade de vida para a comunidade rural.

O trabalho envolve o uso de maquinário pesado, aplicação de aproximadamente 80 toneladas de massa asfáltica por dia e toda a preparação necessária para garantir um pavimento durável. Nesta semana, duas novas ladeiras, nos quilômetros 23 e 26 do ramal Rio Branquinho, recebem o serviço, aproximando a equipe da meta de 10 ladeiras pavimentadas, conforme planejamento da gestão.

Segundo o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Júnior, levar infraestrutura a áreas mais distantes é uma prioridade da prefeitura. “Sabemos das dificuldades que essas famílias enfrentavam com barro, lama e risco de acidentes. Nosso compromisso é responder com trabalho, levar terraplanagem, asfalto e infraestrutura de qualidade para oferecer dignidade e segurança. A determinação do prefeito David Almeida é alcançar as 10 ladeiras e estamos firmes nessa missão, porque quem vive no ramal também merece oportunidade de crescimento e qualidade de vida”, afirmou Renato Junior.

Para os produtores rurais, as mudanças já transformam a rotina. A agricultora Alieth da Costa, 63 anos, que cultiva tomate-cereja e outras frutas, relembra os desafios de antes: “Era muito difícil levar nossos produtos à cidade ou receber visitas da família. Tínhamos medo de atolar ou até capotar. Muitas vezes nossas frutas estragavam e não conseguíamos vender. Agora, com o asfalto, está muito melhor”, contou Alieth da Costa.

O produtor de tucumã, Raimundo Cardoso, 61 anos, reforçou a declaração da agricultora. “O escoamento da produção ficou mais rápido e seguro. Conseguimos ir e voltar da cidade sem tanto risco, e somos muito gratos à iniciativa da prefeitura”, comemorou o produtor rural.

Além das ladeiras principais, a Seminf também contempla vicinais, como a vicinal do Piquiá, reforçando a infraestrutura em toda a região. O projeto busca não só melhorar o tráfego de veículos, mas também promover segurança e valorizar a vida das famílias, estimular o comércio local e fortalecer a produção agrícola, gerando oportunidades de renda e desenvolvimento rural.

Com a conclusão da pavimentação das 10 ladeiras, a Prefeitura de Manaus reforça o compromisso com a infraestrutura do interior da cidade, transformando ramais de difícil acesso em vias seguras e estruturadas, que permitem escoamento eficiente da produção e garantem qualidade de vida para moradores e produtores.

Texto – Eduarda Lira / Seminf

Foto – Márcio Melo / Seminf

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus recupera profunda e realiza contenção com rip-rap na comunidade Vale do Sinai

victoria Farias

Obras de infraestrutura avançam no Terminal de Integração 7

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus divulga lista de selecionados em oficina do Projeto ‘Qualifica Artista Manauara’

victoria Farias