Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus apresenta novo formato da Ouvidoria Municipal com foco na modernização e transparência

Prefeitura de Manaus apresentou, nesta quinta-feira, 16/3, o novo formato da Ouvidoria-Geral do Município, com foco na maior participação colaborativa do cidadão. O evento foi realizado no auditório Isabel Victoria do Carmo Ribeiro, localizado na sede da prefeitura, no bairro Compensa, zona Oeste da capital.

A reestruturação da Ouvidoria-Geral do Município busca disponibilizar a gestão pública uma espécie de ‘raio-x’ das secretarias municipais ouvindo diretamente as demandas populares. Presente no evento, o vice-prefeito, Marcos Rotta, destacou que o novo formato modernizado vai permitir a maior participação do cidadão e transparência dos serviços públicos.

“O poder público precisa ter consciência que estamos na era da tecnologia, da informação, das redes sociais, e precisamos abrir cada vez mais os canais de diálogo com a sociedade. É ouvindo as pessoas que vamos ter os anseios populares traduzidos em ações e em programas e projetos, e não existe uma forma mais ágil de saber como o cidadão está passando do que ele próprio fazer o seu relato. O prefeito tem se preocupado muito com essa questão e ele quer ter um ‘raio-x’ diário de como andam as secretarias, por meio desse papel importante que exerce a ouvidoria do município, que agora está reestruturada”, disse Rotta.

Esse novo momento do órgão traz novidades como o Sistema Municipal de Ouvidoria (Sismouv), que cria Ouvidorias Setoriais em todas as pastas da administração direta e indireta, além da Ouvidoria Itinerante, o Banco de Sugestões, Dúvida Cidadão e Carta de Serviços. O ouvidor municipal, Nonato Oliveira, reforçou que a gestão está disponibilizando todos os canais de acesso para dar respostas céleres.

“A gestão do prefeito David Almeida se aparelha no papel de Ouvidoria para oferecer a população todos os acessos de participação na gestão naquilo que precisa ser reclamado, elogiado, criticado e denunciado, e a gestão está pronta e estruturada para receber a participação do cidadão. Assim, a gestão pode se corrigir, se aprimorar e se ajustar para aquilo que ela se determina, que é oferecer o melhor em termos de serviços públicos”, destacou Oliveira. 

A implantação do Sistema Municipal de Ouvidoria faz parte da ação que incorporou a Ouvidoria-Geral na estrutura da Controladoria-Geral do Município (CGM). O controlador-geral, Arnaldo Flores explicou que a integração dos órgãos atendeu a determinação desta gestão e pontuou sua importância para agregar valor à gestão pública.

“Existe uma Lei Federal 13.460 de 2017, que só foi regulamentada no nosso município na gestão do prefeito David Almeida, dando as condições necessárias e operacionais para que a Ouvidoria atue de forma específica atendendo às demandas do cidadão. Nesse sentido, ela vem sendo fortalecida e pode exercer o seu fundamental papel”, afirmou Flores.

Para os participantes do evento, que também marca a celebração do Dia Nacional do Ouvidor, a reestruturação da Ouvidoria-Geral do Município é um momento histórico para a cidade de Manaus. O ouvidor-adjunto da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Luiz Guilherme Morais, elogiou a iniciativa inédita de promover a integração das secretarias.

“Com essa integração vamos conseguir atender mais rápido e de forma eficiente as demandas que o cidadão nos passa. Por vezes chega em nossa secretaria demandas relacionadas à água, esgoto, serviços públicos e antes precisaria fazer um ofício e fazer todo um sistema burocrático e com o novo sistema isso fica tudo mais dinâmico e mais rápido, então é uma melhoria para a população”, declarou Morais. 

Também estavam presentes na cerimônia: o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, David Alves de Melo Júnior; o desembargador do Tribunal Regional Eleitoral, Kon Tsih Wang; subcontrolador-geral de Transparência e Ouvidoria do Estado do Amazonas, Albefredo Melo de Souza Júnior; o ouvidor da Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB-AM), Fernando Luiz Simões da Silva; a coordenadora da Rede de Ouvidoria do Amazonas, Fabiana Seabra.

Ainda durante a evento foram nomeados e diplomados os novos ouvidores dos órgãos públicos a nível municipal, estadual e federal.

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus conclui drenagem profunda no bairro Lírio do Vale

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus inicia 1º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti de 2024

blitzamazonico

Marcelo Pontes disputa Brasileiro Sênior de Wrestling neste sábado (12/03), em São Paulo

Redator