Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura conclui etapa teórica de mais uma turma de guardas municipais para o uso de armas letais

Prefeitura de Manaus encerrou, na manhã desta quarta-feira, 24/5, na sede da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), no bairro Vila da Prata, zona Oeste, a etapa teórica da primeira turma de 2023 da capacitação de guardas municipais para o uso de armamento letal. As aulas foram coordenadas pela Espi, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg).

Os participantes são guardas municipais efetivos, aprovados nas quatro fases do Processo de Seleção Interna da Semseg. No ano passado, a prefeitura capacitou 42 guardas municipais para o uso de armamento letal, com porte de armas concedido pela Superintendência da Polícia Federal no Amazonas.

Após a última aula, o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Sérgio Fontes, destacou a evolução da participação da Guarda Municipal Metropolitana na solução de conflitos na cidade. “Cada vez mais a nossa guarda está sendo solicitada a dar apoio em ocorrências na cidade, o que demonstra a confiança na capacidade dos nossos profissionais. Comprova, ainda, a decisão acertada do prefeito David Almeida em preparar os nossos guardas para terem acesso ao porte de arma”, apontou.

A capacitação dos guardas municipais é organizada pela Espi, que disponibiliza profissionais qualificados do seu banco de colaboradores. O diretor-geral da escola, Júnior Nunes, lembrou que a preparação da Guarda Municipal para o uso de armamento foi uma promessa feita pelo prefeito David Almeida ainda em campanha.

“É motivo de muito orgulho para nós, da Espi, podermos proporcionar essa qualificação, e também para vocês, que fazem parte das primeiras turmas deste importante momento da corporação. Nós sabemos que o porte de arma é concedido pela Polícia Federal, mas isso só será possível com essa preparação que os guardas estão recebendo aqui, em todas as etapas. Esse é um trabalho que não para”, comentou o diretor da Espi.    

O instrutor foi o coronel da Polícia Militar do Amazonas, Fábio Pacheco da Silva, graduado em Direito pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com especialização em pós-graduação em Segurança Pública (Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello – PMAL/ Alagoas) e pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior (Idaam – Gama Filho).

Com experiência docente, atuando como instrutor de Armamento e Tiro e de Material Bélico para os cursos de Controle e Distúrbios Civis (CDC), durante o serviço ativo na Polícia Militar do Amazonas, além dos cursos de Gerenciamento de Crises, Legislação Aplicada, Direitos Humanos e Defesa Pessoal, é credenciado pela Polícia Federal e foi instrutor nas primeiras turmas de Capacitação de Guardas Municipais para o Uso de Armamento Letal na Espi.

“Estou muito feliz com os resultados da primeira turma e muito contente com o que estou observando aqui: mudança de comportamento. Tenho absoluta certeza de que eles (alunos) farão o melhor. Primamos muito pela operacionalidade, com destaque para o bom uso e manuseio correto do armamento”, informou.

Entre os temas abordados no curso, estão os aspectos legais do uso da arma de fogo e legislação aplicada; a evolução histórica das armas de fogo, sua classificação e nomenclatura; as regras de segurança para o manejo, transporte e guarda; a manutenção dos armamentos; as técnicas de tiro, entre outros.

Texto – Sandra Monteiro/Semad

Fotos – Divulgação/Semad

Post Relacionado

Prefeito David Almeida acompanha operação de transbordo e celebra redução em mais de 50% do volume de lixo retirado do rio Negro após instalação de ecobarreiras

victoria Farias

Prefeitura de Manaus inicia obras de modernização da feira do Porto do Ceasa

blitzamazonico

Pacote de obras da Prefeitura de Manaus acaba com alagamentos e restaura pavimento em ruas da zona Oeste

blitzamazonico